“Há oito anos encontrámos uma câmara com dívidas, com contas desequilibradas e uma equipa que precisava de motivação e alinhamento com uma nova visão”, recorda o autarca, admitindo que reorganizar a estrutura municipal foi um dos maiores desafios, que exigiu esforço, dedicação e mudança de ‘chip’.
Olhando para trás, o arranque das obras na Estrada Nacional 222 foi “uma grande conquista”. A ela, juntam-se a nova Unidade de Cuidados Continuados (UCC), “cuja obra já foi adjudicada”, o novo fórum e a Loja do Cidadão, além das intervenções em escolas e substituição das redes de saneamento de água, “que ainda são em amianto”.
“Estas obras estão a ser concluídas. O meu objetivo é sair de consciência tranquila, deixando a câmara organizada e preparada para o futuro”, afirma.
Entre os desafios para o último mandato, Manuel Cordeiro destaca a situação dos viticultores do Douro. “Se nada mudar, os pequenos e médios produtores vão desaparecer, porque não conseguem viver com os preços que são praticados. É preciso coragem para tomar decisões que mantenham as pessoas e a atividade no Douro”, alerta.
Segundo o presidente, várias soluções já foram estudadas e o Governo conhece os problemas, mas “é necessário agir rapidamente para garantir a sustentabilidade do setor e da região”.
“Serei sempre uma voz ativa na defesa dos viticultores”, frisa.
Manuel Cordeiro defende ainda mais autonomia e recursos para os municípios, dando como exemplo as recentes intempéries. Para o presidente, as autarquias têm capacidade para enfrentar catástrofes naturais e situações extraordinárias, mas carecem de liberdade e meios para intervir. “Mais do que regionalização, é essencial reforçar os municípios”, vinca.
Daqui a quatro anos, quando concluir o seu último mandato, Manuel Cordeiro acredita que vai sair “de consciência tranquila”, deixando a autarquia “melhor do que a encontrei”.
“As pessoas confiaram em mim e não vão ficar defraudadas. Acredito que vou sair com o sentimento de missão cumprida e de que deixo a câmara pronta para enfrentar o futuro”, garante.




