Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022

Adega de Favaios vai investir 1,2 milhões para se modernizar

Em dia de aniversário, a Adega Cooperativa de Favaios abriu portas à comunidade para celebrar o seu 70º aniversário.

-PUB-

“É uma data muito importante”, disse Mário Monteiro, lembrando que “começámos com muitas dificuldades e numa luta desigual à época, contra um Estado que não acarinhava o moscatel”.

Volvidos 70 anos, “o negócio está a correr bem, ainda que as vendas tenham diminuído um pouco desde agosto”, refere, adiantando que “a produção deste ano foi semelhante à do ano passado. Foi de menos dois por cento. Tivemos mais moscatel, mas menos uvas brancas e tintas”.

De acordo com o presidente da direção, “este ano produzimos cerca de 5.500 pipas. No total, a adega recebeu cerca de 11.700 pipas, entre uvas brancas, tintas e moscatel”, sendo que foi necessário aumentar o preço do vinho, tendo em conta “o aumento dos custos de produção e dos materiais, como as garrafas”.

E com o negócio a ir de vento em popa vai ser preciso fazer investimentos para “ampliar e modernizar” a cooperativa. “Com as vendas a crescerem, precisamos de ter condições para receber mais uvas”, frisa Mário Monteiro, explicando que, a partir do próximo ano, será feita uma aposta para “modernizar a adega, acrescentar mais parque de vinificação e armazenagem e precisamos de melhorar as salas de enchimento. Temos de recorrer a novas tecnologias, apostar em cubas mais modernas”.

Para tal, será feito um investimento de 1,2 milhões de euros, sendo que cerca de 50% terá financiamento comunitário. Para já, a instalação de 500 painéis solares permitiu reduzir as despesas com a energia, caso contrário “estaríamos muito pior”.

“Este ano foi muito desafiante, devido à guerra, e acho que 2023 ainda vai ser mais desafiante porque a inflação vai continuar. Mas estou confiante”, vinca o responsável.

“A adega tem 70 anos e estamos a trabalhar para que possa fazer, no mínimo, mais 70. Temos trabalhadores altamente qualificados, que vestem a camisola. Depois temos boas uvas e isso é o resultado do trabalho dos nossos agricultores”, conclui Mário Monteiro.

ASSOCIADOS

A Adega Cooperativa de Favaios conta com 45 funcionários a tempo inteiro, mas são os cerca de 580 associados que lhe dão vida. José Augusto Carvalho é um deles. Tem 86 anos e é um dos sócios mais antigos.

“Ver a adega chegar aos 70 anos é uma honra para mim, que já fiz parte da direção”, conta, acrescentando que “produzo, anualmente, cerca de 500 pipas. A adega é importante porque nos abre portas para o mercado externo”.

Já Pedro Souto é um dos associados mais recentes e “a adega é, para mim, uma fonte de inspiração. Nasceu graças à bravura de três destemidos, quando o Douro estava numa situação crítica, com problemas de distribuição de vinhos. Hoje, e depois de ultrapassar vários problemas, a adega está viva e com muita gente jovem a querer ser sócio”, admitindo que “foi a profissionalização que permitiu transformar a adega e o moscatel de Favaios”.

Ainda sobre o aniversário, a festa fez-se com um almoço convívio, a inauguração de uma placa com o nome dos fundadores da cooperativa e com o lançamento do livro “Favaios: História e Património”, da autoria do historiador Gaspar Martins Pereira. Em dezembro, será lançado um moscatel comemorativo, com as melhores colheitas das últimas sete décadas.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.