Sábado, 7 de Dezembro de 2024
No menu items!

Adega de Vila Real cria vinho para casar com covilhete

Foi apresentado, na passada quinta-feira, nos Claustros da Câmara Municipal, o vinho oficial da Confraria do Covilhete. Criado pela Adega de Vila Real, o vinho nasce com o objetivo de acompanhar esta iguaria tradicional, ao mesmo tempo que pretende promover e valorizar não só a gastronomia da região, mas também a qualidade dos vinhos do Douro.

-PUB-

“Trata-se de um néctar tipicamente da zona de Vila Real”. Foi assim que o enólogo da adega de Vila Real, Luís Cortinhas, definiu este vinho que, tal como os covilhetes, assume uma identidade vila-realense.

“O objetivo foi criar um vinho único e original que casasse muito bem com o covilhete, que é uma iguaria de Vila Real, com carne maronesa, gordura e massa folhada, pelo que teríamos de ter um vinho com uma acidez para cortar a gordura do covilhete, ao mesmo tempo que tivesse volume de boca e capacidade para aguentar essa proteína”, apontou, acrescentando que o mesmo foi criado com duas castas, a casta rabigato, uma característica das zonas altas de Vila Real, e também malvasia fina, que se assume como a casta rainha do Douro, tendo como principal objetivo dar volume de boca e intensidade.

O confrade Hilário Oliveira aproveitou para salientar a importância do evento para a afirmação do covilhete como um “produto de excelência” da região, referindo que a própria confraria tem sido um elemento crucial para a promoção não só do produto, mas também de todo o património histórico, cultural e social do concelho.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS