Utilizando cerca de 44 por cento de verbas do Programa de Desenvolvimento Regional, PRODERE, a Adega Cooperativa de Freixo de Espada á Cinta vai construir dois pavilhões que irão acolher novas linhas de engarrafamento e um outro espaço para o envelhecimento de vinhos.
Instalada na zona industrial da vila transmontana, o objetivo comercial desta unidade passa pela produção de vinhos do Porto de classes especiais, mormente de colheitas e lotados. O seu presidente, José Santos, garantiu que na última década foram investidos mais de 3 milhões de euros na modernização que tem reflexo na qualidade dos seus vinhos DOC Douro e de Mesa, que têm obtido várias medalhas nos principais concursos nacionais e internacionais de vinhos.
Em 2011, o volume de negócios desta cooperativa rondou os quatro milhões de euros, o que significou um aumento de 30 por cento face aos resultados obtidos em 2010.
Esta agremiação conta hoje com cerca de 700 associados, oriundos de concelhos da parte sul do distrito de Bragança, ligados a vários setores, nomeadamente ao vinho e à azeitona. Aliás, a fileira do azeite e da amêndoa fazem parte desta cooperativa presidida há mais de 15 anos por José Santos, atual presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta.