Na região do Douro, as adegas já se preparam para a nova safra, enquanto outras já começaram a receber as uvas brancas. As adegas de Favaios e Santa Marta de Penaguião já estão a laborar. “Iniciamos na terça-feira a produção do vinho Valdarante. Iremos arrancar em pleno já amanhã, sexta-feira”, contou, ao Nosso Jornal, o presidente da Adega de Santa Marta de Penaguião, José Lopes. A cooperativa espera uma colheita superior em 10 por cento em quantidade relativamente ao ano anterior, e com altos índices qualitativos. “O ano correu de feição. Não houve doenças, as uvas estão sãs, e a últimas chuvas ajudaram um pouco a produção”, acrescentou.
Já no concelho de Alijó, a adega de Favaios já começou, na semana passada, a vindima das uvas da casta moscatel. “Apesar de algum prejuízo com a queda de granizo, esperamos uma colheita maior que em 2009 e uma excelente qualidade”, garantiu, José Luís Barros, dirigente da Cooperativa. A vindima deverá durar cinco ou seis semanas, ou seja, deverá terminar só em Outubro.
Na adega de Vila Real, a expectativa reina. “Há uma grande esperança numa maior colheita”, como também há “numa qualidade excepcional dos mostos”. Esta foi a perspectiva deixada pelo presidente Jaime Borges. “Neste momento, aguardamos os elementos sobre o estado de maturação dos vinhedos dos nossos associados para avançarmos com uma data da vindima”, adiantou. Tudo indica que a vindima da Adega de Vila Real deverá arrancar entre os dias 15 a 20 de Setembro. Uma decisão que será tomada ainda esta semana.
As empresas produtoras de espumantes também já iniciaram a colheita de uvas. As outras adegas da região deverão começar a receber uvas durante o mês de Setembro, à excepção de uma ou outra situada em zonas de maior altitude, como, por exemplo, as adegas de Sabrosa e do vale do Douro (Tabuaço).