A maior mudança acontece na Assembleia Geral, onde tomou posse como presidente Domingos Carvas, presidente do município de Sabrosa, e como vice-presidente, José Paredes, presidente do município de Alijó. Como presidente de Direção mantem-se António Luís Marques, atual vice-presidente da câmara de Murça, que vai para o seu terceiro mandato, mantendo a equipa que o acompanhou no triénio anterior.
As boas relações com os municípios da área social permitem que a Aflodounorte disponha neste momento de três equipas de sapadores florestais a executar ações de defesa da floresta contra incêndios.
A Equipa de Sapadores Florestais SF 03-117 Sabrosa, a funcionar desde 2003, tem-se revelado fundamental no território de Sabrosa. Desde o início deste mês, a equipa de Sapadores Florestais SF 26-118 Murça e a SF 10-117 Alijó foram reativadas, resultando do interesse dos municípios em estabelecer um protocolo de colaboração com a associação florestal de forma a terem nos seus territórios ações de prevenção estrutural.
As três equipas de sapadores executam trabalho especializado de primeira intervenção em incêndios florestais.
A Aflodounorte tem ainda uma equipa de operadores florestais a executar diversas medidas de valorização ambiental nos cinco municípios do território de Foz Tua.
De um total de 26 colaboradores da sua estrutura, fazem parte dois técnicos florestais, um ambiental, um administrativo e financeiro e um estagiário.