Um candeeiro solar criado para aproveitar a energia solar, através de painéis solares, para carregar uma bateria (por exemplo de um telemóvel) e iluminar uma divisão, foi um dos projetos vencedores da 3ª edição da Feira Ilimitada de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta iniciativa envolveu cerca de 90 alunos, entre os 15 e os 21 anos, das escolas dos concelhos de Amarante, Alijó, Celorico de Basto, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Ribeira de Pena e Vila Real.
No distrito de Vila Real, destaque também para Escola EB /S D. Sancho II de Alijó, através do projeto “Amêndoa D’ouro.ae”, que alcançou o mesmo galardão. A iniciativa premiada passa por produzir e comercializar licor de amêndoa e de mel e amêndoas cobertas, através de uma miniempresa que pretende reavivar o comércio antigo existente na região duriense.
No distrito de Bragança, o projeto “The Soap Company.ae”, da Escola Básica 2,3/S Carrazeda de Ansiães, fez parte do número restrito distinguido, e pretende potencializar a região de Trás-os-Montes, através do fabrico de sabonete, sabão e velas, a partir de óleos usados e outras matérias-primas da região, como mel, amêndoa e laranja.
A Junior Achievement Portugal, com o apoio da EDP, trabalha em parceria com professores e voluntários com experiência empresarial para orientar os alunos ao longo do ano letivo na elaboração de um projeto empresarial. Na edição deste ano foram apresentadas 15 miniempresas a 24 de abril, no Dolce Vita Douro, em Vila Real.
Com o apoio da empresa, dos voluntários e dos professores, os alunos reúnem capital através da venda de títulos de participação, criam um produto ou um serviço, colocam-no no mercado, liquidam a operação e pagam os dividendos aos titulares. No final, o melhor projeto nacional terá a oportunidade de participar numa avaliação internacional.
A Junior Achievement é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve o empreendedorismo, gosto pelo risco, criatividade e inovação da próxima geração.