Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
No menu items!

Alegria e Tradições de Barqueiros animaram festa tradicional em Léon

O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barqueiros esteve presente nas comemorações da Virgen de las Angustias em Pobladura de Pelayo Garcia, província de León (Espanha), onde participou na 13ª edição do Festival Folclórico de El Voto.

-PUB-

Antes do festival, os cerca de 35 elementos do rancho desfilaram na tradicional procissão da Virgem das Angústias, um importante evento religioso da região de León que está em vias de ser declarado oficialmente como de interesse cultural espanhol.

A meio da procissão, em frente ao edifício autárquico local, o rancho folclórico de Mesão Frio dançou junto do andor da Virgem uma das suas mais emblemáticas criações 'A Repalhinha' que desde logo chamou a atenção dos locais e dos muitos visitantes que enchiam as ruas de Pobladura de Pelayo Garcia.

Já depois da procissão, começou a 13ª edição do Festival Folclórico de El Voto. Aí o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barqueiros juntou-se ao grupo local, Virgen de las Angustias, e ao outro rancho convidado, o Grupo Regional El Chano, de Quintanilla del Monte, León.

Perante uma numerosa plateia, o grupo português teve a oportunidade de exibir parte do seu rico reportório original, fechando a atuação com a famosa 'Chula Rabela' e conquistando os aplausos de todos os presentes.

A alegria, cantares e tradições de Barqueiros fizeram-se sentir ainda já depois do festival acabar, juntando espanhóis e portugueses numa espontânea celebração festiva de convívio intercultural entre todos os grupos folclóricos e os espectadores. Uma forma de estar que valeu de imediato ao Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barqueiros um novo convite para viajar à província de León já no próximo ano. Em 2020 a deslocação será a Quintanilla del Monte, onde se celebrará a freguesia de Barqueiros, o concelho de Mesão Frio, o Douro e Portugal.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS