O evento acontece no próximo sábado, 17 de agosto, e vai percorrer a o Trilho Ricardo Magalhães, com início junto à capela da aldeia de Santa Combinha. Além da paisagem maravilhosa, este percurso tem ainda a particularidade de se realizar à noite e de ter um momento de observação das estrelas.
O Trilho Ricardo Magalhães faz parte da rede de 24 percursos de Pequena Rota homologados no concelho de Macedo de Cavaleiros e está classificado com um grau de dificuldade “fácil”.
Ao longo dos 4,2 quilómetros deste percurso foram identificadas 43 espécies de borboletas, além de existirem locais privilegiados para a observação de aves, entre as quais, o pato-real, andorinhas, chapins, gaios, aves de rapina, entre outras.
Esta Pequena Rota encontra-se, na sua totalidade, inserida na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo e no Sítio de Importância Comunitária de Morais (Rede Natura 2000), que se destaca por ser uma das maiores unidades contínuas de serpentinitos (rocha metamórfica) em Portugal, assim como por integrar o maior núcleo populacional do lobo-ibérico do país, o que lhe confere um elevado interesse geológico, botânico e faunístico.