Quinta-feira, 30 de Junho de 2022

Alfândega da Fé integra projeto-piloto do Cadastro Florestal

Face à situação catastrófica que abrangeu todo o país, com incêndios a deflagrar diariamente, consumindo milhares de hectares de floresta, o projeto-piloto de cadastro de floresta portuguesa, quase seis meses depois da lei ter sido aprovada, arranca a 1 de novembro em dez dos concelhos afetados pelos incêndios, sendo o município de Alfândega da Fé o único da região Trás-os-Montes e Alto douro a integrar essa lista. 
 

Esta medida tem como objetivo identificar, primeiramente, os proprietários das extensas áreas de terreno florestal, pelo que o Governo pretende criar um sistema simplificado de cadastro de forma a diminuir o número de parcelas de terreno com dono desconhecido e a facilitar, assim, uma nova gestão do espaço florestal. 

Contactada pela VTM, Berta Nunes, presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, considera que o “projeto-piloto pretende ajudar as pessoas a registar sem custos todas as suas propriedades”. 
Para simplificar esse registo e combater “um dos grandes problemas portugueses”, em que 30 por cento da floresta portuguesa conta com proprietários desconhecidos, a autarquia de Alfândega da Fé vai contar com um posto de atendimento aos cidadãos,

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.