Sexta-feira, 30 de Setembro de 2022

Alfândega da Fé reduz horários de cafés e restaurantes

A Câmara decidiu hoje reduzir os horários de cafés e restaurantes como medida de contenção do novo coronavírus depois de confirmados sete casos de infeção na sede do concelho.

-PUB-

O presidente da Câmara, Eduardo Tavares, determinou, a título transitório e excecional, que desde as 00:00 de hoje e até às 23:59 do dia 25 de outubro, durante quase duas semanas, os cafés e estabelecimentos de restauração e similares “passam a encerrar obrigatoriamente às 23:00 e a admissão de novos clientes só é permitida até às 22:00”.

A decisão, segundo a autarquia, foi tomada “em articulação com a Associação Industrial e Comercial de Alfândega da Fé e ouvindo o comércio local”, de acordo com “a situação de contingência decretada para todo o território nacional, que determina a obrigatoriedade da adoção de medidas de prevenção e mitigação dos riscos decorrentes da pandemia”.

A medida surge depois de detetados sete casos de infeção pelo novo coronavírus na semana passada, que levaram ao encerramento do infantário da Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé e ao isolamento de cerca de 70 crianças e trabalhadores, e colocaram uma turma de 13 alunos da escola dos 2.º e 3.º ciclos e secundária em ensino à distância.

Os casos positivos estão relacionados com o primeiro detetado, um idoso de 84 anos, desconhecendo-se ainda como ocorreu o início da cadeia de infeção.

Na escola, foram detetados dois casos em duas alunas familiares do idoso, que tem relações familiares ou de proximidade a todos os outros casos confirmados de infeção.

Os primeiros testes foram feitos por decisão da Autoridade de Saúde e a Câmara Municipal, como explicou à Lusa o presidente, decidiu custear o rastreio no infantário, onde trabalha um familiar do primeiro caso.

Segundo Eduardo Tavares, foram feitos 25 testes aos funcionários e três deram positivo, o que levou à decisão de encerrar o infantário.

Perante a atual situação, o presidente da Câmara informou a população, no domingo, de que também ele fica em isolamento voluntário.

“Pelo facto de ter sido na turma do meu filho que se verificaram estes dois casos positivos, quero informar todas e todos que, desde ontem (sábado), estou a cumprir isolamento profilático voluntário, juntamente com a minha família, consciente de que assim estou a promover a segurança e proteção de todos os que comigo convivem diariamente”, escreveu o autarca na página pessoal da rede social Facebook.

O presidente da Câmara garante que continuará a trabalhar à distância, “a acompanhar a evolução da situação e a garantir que seja prestado todo o apoio necessário aos concidadãos infetados com o vírus, às famílias que atravessam a situação de confinamento e a toda a comunidade”.

O município disponibilizou também apoio psicológico via telefone para toda a população, através da linha verde 800 210 109.

Todos os 12 concelhos do distrito de Bragança têm atualmente casos ativos de infeção pelo novo coronavírus.

O distrito de Bragança ultrapassou os mil casos, desde o início da pandemia, com 41 mortes associadas à covid-19.

O concelho de Bragança é o que mais pesa nesta contabilidade com quase 300 casos de infeção ativos, metade dos quais naquele que é o maior surto registado até agora na região, o dos lares de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança.

Portugal contabiliza pelo menos 2.110 mortos associados à covid-19 em 89.121 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.