Depois de mais uma semana de tradições e festa, para os alunos da academia transmontana, é altura de fazer os balanços. Apesar da surpresa em alguns dos dias de concerto, noutros as apostas da associação ficaram aquém do esperado, embora, no geral, o saldo tenha sido considerado positivo. Fica ainda a nota de que, no início de Dezembro, a Associação Académica vai a votos e Bruno Gonçalves já garantiu que não se recandidatará ao cargo de Presidente do órgão representativo dos alunos da UTAD.
Perto de 22 mil pessoas foram à tenda montada junto à Biblioteca de Vila Real, para assistir aos concertos da Semana do Caloiro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), um número que a Associação Académica reconhece ter ficado “aquém das expectativas”.
“Estávamos à espera de mais pessoas, na Sexta-feira e no Sábado. Por outro lado, ficámos surpreendidos com os resultados de Segunda e Quarta-feira”, revelou Bruno Gonçalves. Presidente da Associação Académica da UTAD, admitindo, assim, que Quim Barreiros e os Anjos “safaram” a Semana.
Apesar de explicar que o balanço mais pormenorizado ainda está a ser feito, devendo ser divulgado, mais em pormenor, durante a próxima semana, o dirigente associativo faz já as primeiras contas à Semana dedicada aos caloiros, considerando que a festa não deve ter dado prejuízo, mas que a margem de lucro não deve ser significativa.
Além de explicar que a Semana decorreu sem grandes problemas, no seu todo, Bruno Gonçalves sublinhou o sucesso de uma iniciativa, em especial, a Maratona “Laços P’ra Vida” que reuniu cerca de 500 participantes, dos 10 aos 60 anos, e cujas receitas vão reverter, na íntegra, para a associação vila-realense com o mesmo nome.
Segundo a Polícia de Segurança Pública de Vila Real, durante a semana de 25 a 31 de Outubro, na sua área de intervenção, registaram-se “18 autos, por excesso de velocidade, um acidente de viação em que um condutor acusou uma taxa de alcoolemia no sangue de 1,56 g/l e quatro registos de condução de pessoas ao Hospital de Vila Real, durante a madrugada de Quinta e Sábado, das quais três pessoas do sexo feminino e uma do sexo masculino, por indisposição”.
No “rescaldo” da Semana do Caloiro, Bruno Gonçalves adiantou, ao Nosso Jornal, que, no próximo dia 13, se realizará uma reunião da Assembleia Geral de Alunos, onde será discutida a data da realização das eleições para a Associação Académica da UTAD, adiantando que será proposto o dia 10 de Dezembro para a realização do sufrágio estudantil, para o qual o actual Presidente da Associação Académica não se recandidatará.
Até lá, a Associação Académica deverá apresentar, ainda durante o mês de Novembro, o documento resultante da iniciativa “Expressa-te”, através da qual a organização representativa dos alunos convidou a comunidade académica a apresentar as suas preocupações, exigências, queixas e propostas, uma campanha de recolha de informação que vai ser responsável pela elaboração de um documento reivindicativo que será entregue à Reitoria da Universidade transmontana.
Legenda: Na recta final da Semana, os caloiros da UTAD apresentaram-se, aos vila-realenses, com a realização de mais uma edição da “Latada”.
Maria Meireles