Segunda-feira, 26 de Julho de 2021

Alijó inaugura laboratório FabLab para apoiar empreendedorismo

O município de Alijó inaugura na sexta-feira um laboratório de fabricação digital e prototipagem (FabLab) que visa apoiar a criatividade, inovação e o empreendedorismo, e está de portas abertas à comunidade, anunciou hoje a autarquia.

-PUB-

O equipamento, que já foi usado para a produção de viseiras de proteção para ajudar no combate à covid-19, foi criado no âmbito do Programa de Empreendedorismo do Vale do Tua (PEVTUA) e é o primeiro a ser instalado no distrito de Vila Real.

A autarquia explicou, em comunicado, que o FabLab pretende “potenciar a capacitação tecnológica e empreendedora do concelho de Alijó e de todo o território do vale do Tua, tendo como objetivo fomentar a inovação e a criatividade”.

“Trata-se de um espaço aberto a toda a comunidade, desde alunos a empresários, onde se pode fazer quase tudo, em diversas escalas de tamanho e em diferentes materiais”, salientou.

O FabLab (Fabrication Laboratory) está equipado com máquinas de utilização acessível que permitem a impressão de objetos tridimensionais, o corte computadorizado de materiais, a realização de moldes e a execução de trabalhos de eletrónica.

Durante o confinamento provocado pela pandemia o FabLab Tua Alijó antecipou o início da sua atividade e produziu milhares de viseiras de proteção, com recurso a impressoras 3D.

As viseiras foram distribuídas pelos profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança, que estão na primeira linha de combate à covid-19, dos municípios do vale do Tua.

Este é o primeiro de dois polos do FabLab Tua a ser inaugurado e representa um investimento de cerca de 350 mil euros, comparticipados por fundos comunitários através do Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (NORTE 2020).

O segundo FabLab irá abrir em Vila Flor, distrito de Bragança.

A cerimónia de inauguração na sexta-feira, em Alijó, conta com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.