Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025
No menu items!

Alijó investe na preservação do Património Arbóreo

Empresa especializada em arboricultura urbana executa limpeza e manutenção de árvores no concelho de Alijó.

-PUB-

O Município de Alijó está a proceder à poda e manutenção de 42 árvores de médio e grande porte, classificadas na sua maioria como “exemplares de interesse público”, no Jardim Dr. Matos Cordeiro e na Avenida Francisco Sá Carneiro, assim como do Plátano de Alijó, uma árvore de grande porte que este ano completa 164 anos e que mede 33 metros de altura.

A manutenção e acompanhamento de árvores está a ser realizada por uma empresa especializada em arboricultura urbana, que fez um estudo exaustivo deste Património Arbóreo. Além dos cortes meticulosos feitos a partir de uma grua, vários arboricultores realizam os trabalhos com recurso a cordas penduradas nos ramos das árvores.

Os trabalhos incluem a limpeza de ramos secos ou que estão próximos de edifícios, ações estudadas previamente através da análise meticulosa da estrutura de cada uma das árvores. Em alguns casos, as árvores encontram-se em conflito com edifícios contíguos devido à grande proximidade, o que obriga a proceder à sua poda. O mesmo acontece com os ramos secos que estão a ser retirados por colocarem em risco a segurança de pessoas e bens.

Esta é a segunda fase de um procedimento que teve início no ano passado e enquadra-se no âmbito do Plano Municipal de Requalificação e Conservação das Árvores em Espaço Público, cuja execução vai permitir conservar as árvores, aumentando a sua vida útil, e controlar o seu crescimento em altura. A envolvente florestal urbana não sofria intervenção desde 1999.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS