Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Paredes, reivindicou a “inclusão nesta empreitada de pontos de entrega de água para abastecimento às oito aldeias da Freguesia de Vila Verde”.
Tanto o Secretário de Estado do Ambiente, como os responsáveis da empresa Águas do Norte, mostraram-se “disponíveis para rever o projeto” em fase de obra e aceder ao apelo do presidente da Câmara de Alijó que visa beneficiar a população da Freguesia de Vila Verde, que não é servida pela rede pública de abastecimento.
José Paredes considera que esta é uma obra “muito importante” para o concelho, cujo sistema de abastecimento de água atingiu níveis preocupantes, em 2022.
A apresentação do projeto foi feita pelo presidente do Conselho de Administração das Águas do Norte, José Machado do Vale, pelo valor de 5,3 milhões de euros e permitirá reforçar a fiabilidade e a qualidade do Sistema de Abastecimento de Água de Vila Chã, que serve os municípios de Alijó e Murça.
Em comunicado, a autarquia de Alijó revela que esta solução “vai permitir, em caso de necessidade, o abastecimento parcial do Sistema de Vila Chã a partir do Sistema de Parada do Pinhão, através da instalação de uma conduta adutora gravítica numa extensão aproximada de 15 quilómetros”.