Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2024
No menu items!

Alijó quer pontos de entrega de água na ligação à barragem de Parada do Pinhão

O secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, esteve, em Alijó, para assistir à apresentação pública do projeto de ligação do Sistema de Abastecimento de Água de Parada do Pinhão ao Sistema de Abastecimento de Água de Vila Chã, uma empreitada da responsabilidade da empresa Águas do Norte.

-PUB-

Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Paredes, reivindicou a “inclusão nesta empreitada de pontos de entrega de água para abastecimento às oito aldeias da Freguesia de Vila Verde”.

Tanto o Secretário de Estado do Ambiente, como os responsáveis da empresa Águas do Norte, mostraram-se “disponíveis para rever o projeto” em fase de obra e aceder ao apelo do presidente da Câmara de Alijó que visa beneficiar a população da Freguesia de Vila Verde, que não é servida pela rede pública de abastecimento.

José Paredes considera que esta é uma obra “muito importante” para o concelho, cujo sistema de abastecimento de água atingiu níveis preocupantes, em 2022.

A apresentação do projeto foi feita pelo presidente do Conselho de Administração das Águas do Norte, José Machado do Vale, pelo valor de 5,3 milhões de euros e permitirá reforçar a fiabilidade e a qualidade do Sistema de Abastecimento de Água de Vila Chã, que serve os municípios de Alijó e Murça.

Em comunicado, a autarquia de Alijó revela que esta solução “vai permitir, em caso de necessidade, o abastecimento parcial do Sistema de Vila Chã a partir do Sistema de Parada do Pinhão, através da instalação de uma conduta adutora gravítica numa extensão aproximada de 15 quilómetros”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS