O município de Alijó apresentou a nova equipa do projeto CLDS 5G-Aijó AconTece junto dos membros do Conselho Local de Ação Social.
A partir de março, a equipa do projeto vai iniciar um roteiro pelas 14 freguesias do concelho, de forma a fazer uma intervenção de proximidade focada “no combate à exclusão social, no apoio a idosos em situação de isolamento e na capacitação das famílias”.
O projeto tem como objetivos descentralizar respostas, alcançar o maior número possível de pessoas, aproximar serviços da população, dinamizar atividades ajustadas às necessidades locais e reforçar o envolvimento dos parceiros e da comunidade.
O plano de ação do projeto divide-se em quatro eixos estratégicos. O primeiro eixo abrange as áreas do emprego, formação e qualificação. O segundo incide sobre o combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos jovens, promotor de uma efetiva garantia para a infância. O terceiro eixo abrange a promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade. E o quarto incide sobre o desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.
O projeto é destinado à população mais vulnerável e é promovido e coordenado pela Câmara Municipal de Alijó, com financiamento do Pessoas 2030 – Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão, no âmbito do Portugal 2030.





