Os seis autarcas que compõem a AMAT – Associação de Municípios do Alto Tâmega – atribuíram um donativo de 30 mil Euros, para apoiar a construção de uma escola, em Timor – Leste, a qual vai albergar cerca de 450 crianças. Através da EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso – o donativo foi entregue, na sexta-feira, ao Nobel da Paz e Bispo D. Ximenses Belo.
Esta ajuda vai de encontro à vontade, segundo o Presidente da AMAT, o autarca aguiarense Domingos Dias, de “ajudar um dos países das antigas colónias que é o rosto da liberdade”.
Para o Nobel da Paz, esta ajuda concreta para apoiar a construção de uma escola em que, adiantou o Bispo D. Ximenes Belo, os alunos vão aprender os direitos humanos, cumprindo um deles: o direito à Educação.
No final da sessão, o Prelado ofereceu um livro, com dedicatória, a cada um dos autarcas da AMAT.
A escola, a ser construída em Suai, a 138 quilómetros de Dili, vai contar com quatro salas, entre outras valias, para receber centenas de crianças de famílias pobres. A associação que agora doou esta verba já tinha apoiado Timor, antes, através de uma acção de solidariedade, com o mesmo fim.