No anfiteatro, foi feita uma apresentação sobre as Forças Armadas, “pilar essencial da defesa nacional e que constituem a estrutura do Estado que garante a defesa militar da República”. Os alunos conheceram factos “muitos interessantes e relevantes” sobre a Marinha, Exército e a Força Aérea, que “os cativaram”.
As missões em que participa o contingente nacional foi algo que “superou as expectativas dos presentes e ponto de orgulho nacional”. Para além disso, os alunos ficaram a conhecer como se desenvolve o Estado Maior General das Forças Armadas e os valores que as regem. Seguiu-se o debate que se centrou em questões relacionadas com a carreira militar e com o acesso à Academia Militar.
Durante a visita ao Museu, os alunos relembraram conhecimentos históricos e observaram peças militares utilizadas na 1ª Guerra Mundial, que contrastaram com os Pandur e as armas atuais que se encontram no RI13. Este momento “foi alvo de toda a atenção dos alunos, pois viram ao vivo aquilo que veem, normalmente, em filmes ou jogos. As perguntas curiosas não faltaram, tendo os anfitriões respondido claramente a todas elas”.
No final, foi agendado um regresso no Dia da Defesa Nacional, quando completarem 18 anos.