Sexta-feira, 26 de Novembro de 2021

Alunos de enfermagem da UTAD vão ser testados

No regresso à prática clínica no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, 92 estudantes do 4.º da licenciatura de enfermagem vão realizar testes à Covid-19, numa iniciativa da UTAD.

-PUB-

“Quisemos fazer um rastreio à covid-19 dos estudantes que se preparam para retomar as atividades, para que possam exercer prática clínica com segurança para si e para os utentes do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD)”, explicou Maria João Monteiro, presidente da Escola Superior de Saúde Superior da UTAD.

Segundo a academia transmontana, com a suspensão das aulas presenciais, foram também suspensas as atividades no âmbito da unidade curricular ensino clínico de integração à vida profissional dos estudantes, as quais são consideradas “essenciais para que possam terminar o curso de licenciatura em enfermagem”.

A recolha de análises vai ser feita na terça-feira, na Escola Superior de Saúde, situada no campus da UTAD, por enfermeiras do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Douro I – Marão e Douro Norte.

As análises serão, depois, feitas no centro de testagem covid-19 da UTAD, que foi validado pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge e integra uma equipa de 11 docentes, investigadores e estudantes de mestrado e doutoramento, em regime voluntário.

De acordo com a UTAD, neste centro foram realizados cerca de dois mil testes em cerca de um mês de funcionamento.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.