Dez jovens deputados, eleitos pela Lista A, candidataram-se para a sessão escolar do «Parlamento dos Jovens» e discutiram as propostas apresentadas, com o deputado socialista da Assembleia da República eleito pelo círculo de Vila Real, Francisco Rocha. A sessão de abertura foi orientada pela diretora do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, Aldina Pereira, na presença do presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira.
À jornada compareceram também, os alunos das várias turmas do 10º, 11.º e 12º anos e respetivos docentes para discutirem e colocarem questões ao deputado Francisco Rocha. Na sua intervenção, o deputado socialista explicou aos jovens as funções e a composição da Assembleia da República e, em matéria daquilo que é o tema do «Parlamento dos Jovens» proposto pela AR, para o presente ano letivo, manifestou a sua preocupação com as alterações climáticas, explanou as consequências nefastas para o planeta e alertou para a urgência na mudança de comportamentos.
A candidatura, já submetida pelos alunos, assenta em medidas basilares para reverter a maior ameaça ambiental do século XXI, privilegiando a substituição de combustíveis fósseis pela utilização de energias renováveis. Os alunos sugerem ainda, propostas de alteração na legislação, nomeadamente no que diz respeito à circulação dos meios de transporte, um dos fortes potenciadores da poluição atmosférica e a promoção de ações de sensibilização para consciencializar a sociedade para a preservação ambiental e para a redução dos consumos de energia.
O programa «Parlamento dos Jovens» é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude e outras entidades, que tem como principal objetivo, incentivar a participação dos jovens, promovendo a educação para a cidadania e o interesse para temas da atualidade.
O projeto culmina com duas sessões nacionais que se realizam na Assembleia da República, nas quais, o Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade está agora, expectável de conseguir fazer-se representar, naquela que já não será a sua primeira prestação numa sessão nacional do «Parlamento dos Jovens».