Terça-feira, 15 de Junho de 2021

Alunos debateram tema do Parlamento dos Jovens com deputado da AR

No âmbito do programa "Parlamento dos Jovens", uma iniciativa da Assembleia da República (AR), dia 28 de janeiro, o auditório da Escola Secundária EB 2,3 Prof. António da Natividade foi palco para o debate de tema  "Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global".

-PUB-

Dez jovens deputados, eleitos pela Lista A, candidataram-se para a sessão escolar do «Parlamento dos Jovens» e discutiram as propostas apresentadas, com o deputado socialista da Assembleia da República eleito pelo círculo de Vila Real, Francisco Rocha. A sessão de abertura foi orientada pela diretora do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, Aldina Pereira, na presença do presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira.

À jornada compareceram também, os alunos das várias turmas do 10º, 11.º e 12º anos e respetivos docentes para discutirem e colocarem questões ao deputado Francisco Rocha. Na sua intervenção, o deputado socialista explicou aos jovens as funções e a composição da Assembleia da República e, em matéria daquilo que é o tema do «Parlamento dos Jovens» proposto pela AR, para o presente ano letivo, manifestou a sua preocupação com as alterações climáticas, explanou as consequências nefastas para o planeta e alertou para a urgência na mudança de comportamentos.

A candidatura, já submetida pelos alunos, assenta em medidas basilares para reverter a maior ameaça ambiental do século XXI, privilegiando a substituição de combustíveis fósseis pela utilização de energias renováveis. Os alunos sugerem ainda, propostas de alteração na legislação, nomeadamente no que diz respeito à circulação dos meios de transporte, um dos fortes potenciadores da poluição atmosférica e a promoção de ações de sensibilização para consciencializar a sociedade para a preservação ambiental e para a redução dos consumos de energia.

O programa «Parlamento dos Jovens» é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude e outras entidades, que tem como principal objetivo, incentivar a participação dos jovens, promovendo a educação para a cidadania e o interesse para temas da atualidade.

O projeto culmina com duas sessões nacionais que se realizam na Assembleia da República, nas quais, o Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade está agora, expectável de conseguir fazer-se representar, naquela que já não será a sua primeira prestação numa sessão nacional do «Parlamento dos Jovens».

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.