A Casa do Benfica aproveitou para elevar o score, de novo por Octávio Barbosa, com o esférico a bater ainda num defensor adversário e a entrar na baliza. O técnico reguense coloca em jogo Dinis Araújo e tudo se alterou, já que este atleta foi um autêntico quebra-cabeças para o último reduto adversário. Depois de esbanjar uma excelente oportunidade para reduzir, acabaria mesmo por marcar na jogada seguinte. O jogo estava numa toada de parada e resposta, com as oportunidades a surgirem, mas os guarda-redes estavam em evidência, ao evitar os golos nas suas balizas. A 5 minutos do intervalo surgiu a melhor jogada desta primeira metade, que foi culminada com o remate vitorioso de António Eira, que assim fez a igualdade. Antes do intervalo, no seguimento de um livre, Rafael Gonçalves leva o esférico a bater na quina da barra. Pouco depois foi David Carvalho a imitar o seu colega. Houve ainda um penálti, mas Rafael não conseguiu marcar.
Na segunda metade, a Casa do Benfica aguentou a pressão dos reguenses e soube aproveitar uma desatenção de um defensor adversário, com Octávio Barbosa a fazer o seu terceiro tento no encontro. Na jogada imediata, os aguiarenses podiam muito bem ter dilatado a vantagem, mas falhou a concretização. Pouco depois, o homem do jogo, Octávio Barbosa, fez novo golo. Com uma vantagem de dois golos, os aguiarenses não se expuseram em demasia, mas a redução surgiu por Luís Lameirão, em remate de fora da área. Os minutos finais foram alucinantes, mas o resultado acabaria por não se alterar.
Vitória da equipa mais eficaz, que assim levou a Taça AFVR para casa.
Ficha Técnica
Jogo no Pavilhão dos Desportos, em Vila Real.
Árbitros: Mário Gonçalves/Rui Rocha.
Cronometrista: Igor Rodrigues.
ABEIRA DOURO: André Magalhães; João Carvalho, Ricardo Oliveira, Pedro Oliveira e Luís Lameirão.
Suplentes: Tiago Teixeira, Paulo Fonseca, António Eira, Dinis Araújo, António Santos, Miguel Monteiro e Fernando Mendes.
Treinador: Márcio Mota.
CASA DO BENFICA VPA: Rui Viegas; Rafael Gonçalves, David Carvalho, David Monteiro e Octávio Barbosa.
Suplentes: Diogo Santos, João Vaz, Bruno Bastos, Leonardo Fernandes, Fernando Teixeira, Hugo Marques e José Borges.
Treinador: Tiago Xavier.
Ao intervalo: 2-2.
Marcadores: Octávio Barbosa (4), Dinis Araújo, António Eira e Luís Lameirão.