Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2024
No menu items!

Antestreia marca o arranque da segunda edição do festival de cinema duriense

‘Silêncio, luzes, som, câmara, acção!’. O Douro está ‘prestes a ouvir o estalar da claquete’ para o pontapé de saída da segunda edição do seu Festival de Cinema. Com início marcado para sábado, a ‘colheita de filmes’ vai encerrar, uma semana depois, com a homenagem à grande dívida do cinema internacional, Sophia Loren.

-PUB-

A grande produção moçambicana a partir do livro de Mia Couto “O Último voo do Flamingo” abre, em antestreia, a segunda edição do Douro Film Harvest, que, a decorrer entre os dias 5 e 11, vai trazer à região demarcada mais antiga do mundo grandes nomes da sétima arte internacional, nomeadamente a actriz Sophia Loren, que vai receber o prémio Casta D’Ouro Carreira.

Segundo a organização, “O Último voo do Flamingo”, vai ser exibido, em antestreia, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, pelas 21h30, no quadro da Vintage Selection, “que traz à competição as melhores obras de 2009/2010, premiadas nos mais conceituados festivais e cuidadosamente seleccionadas”. A sessão vai contar com a presença do autor da obra, bem como do realizador João Ribeiro e do produtor, o duriense Luís Galvão Teles.

Na mesma categoria, a Vintage Selection, será ainda apresentado, em estreia nacional o mais recente filme de Oliver Stone, “South of the Border”, uma sessão marcada para o dia sete, pelas 21h30, nos cinemas Zon Dolce Vita Douro, em Vila Real.

“Na Vintage estreia ainda, a nível nacional, “5X Favela”, “Solitary Man”, “Del Amor y Otros Demonios”, “How I ended This Summer” e “Quincas Berro D’ Água”, podendo assistir-se também ao filme “O Escritor Fantasma””, adianta a organização do Festival.

Pela ligação às vindimas e vinho, a programação do Douro Film Harvest “aposta este ano na exibição de Wine&Food Films, apresentados em lugares inusitados”. Assim, no dia seis, no restaurante DOC, na Régua, está em estreia “El Pollo, El Pez y El Cangrejo Real”, às 21h30, numa sessão com a presença do produtor, Antonio Saura e com o chef Rui Paula a preparar um menu inspirado neste documentário. “Ainda no mesmo dia, no Museu do Douro, na Régua, às 18h30, há em antestreia “Blood into Wine”, realizado por Ryan Page e Christopher Pomerenke, e que conta a história de Maynard James Keenan, ao iniciar-se na longa tarefa de trazer credibilidade e notoriedade às vinhas de Green Valley. No dia seguinte estreia também “Jantar de idiotas”, de Jay Roach no Cinema Zon Dolce Vita Vila Real, às 19h30”.

De destacar ainda outro dos quadros do Festival, a chamada “Colheita de 70”, “ano conhecido como de grande riqueza vinícola e cinematográfica, como provam os filmes “Tristana”, “Investigation of a Citizen Above Suspicion” e “Patton”, em exibição no auditório municipal de Freixo de Espada à Cinta”.

De sublinhar ainda, a presença no festival de grandes nomes do cinema internacional, nomeadamente da actriz Sophia Loren, que será homenageada no Douro Film Harvest ao receber, no dia 11, na sessão de encerramento do Festival, o “Casta D’Ouro Carreira”, sendo-lhe dedicado ainda uma secção do evento, o “Tawny Tribute”, que exibirá alguns dos seus filmes mais marcantes.

O realizador Carlos Saura vai receber o prémio Casta D’ouro Convidado Especial, a 9 de Setembro, às 21h30, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, no quadro da estreia nacional do seu filme “Io, don Giovanni”.

Na sequência do destaque que será dado à Argentina, de recordar ainda a presença de Gustavo Santoalalla, músico natural da Argentina que em seis anos de carreira já é um dos mais galardoados compositores de bandas sonoras, sustentando vários prémios, entre os quais dois Óscares e dois Globos de Ouro por trabalhos em filmes como “Brokeback Mountain”, “Babel”, “21 gramas”, “O diário de Che Guevara” ou “Amor cão”.

Outra das grandes novidades do Douro Filme Harvest 2010 vai para a realização de conferências e workshops que vão trazer à região “os melhores profissionais do mundo do cinema para autênticas Master Classes”, mais exactamente o publicitário brasileiro Edson Athayde, o estratega e gestor António Alaby, e Laurence Bergreen, “um dos mais reputados biógrafos da actualidade”.

O Douro Film Harvest vai decorrer, de 7 a 11 de Setembro, de forma descentralizada pelas salas de espectáculos de Vila Real, Lamego, Sabrosa e Freixo de Espada à Cinta.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS