InícioMurçaAntigas Confecções Breia poderão transformar-se em extensão da UCC

Antigas Confecções Breia poderão transformar-se em extensão da UCC

No final do mês de Outubro, a misericórdia de Murça apresentou um projecto de alargamento da sua actual Unidade de Cuidados Continuados. Com um orçado cifrado em 1,7 milhões de euros, o objectivo será oferecer mais 20 lugares em internamento de longa duração

A Santa Casa da Misericórdia de Murça apresentou um projecto de ampliação da sua Unidade de Cuidados Continuados com o intuito de transformar o edifício das antigas confecções Breia num novo espaço capaz de receber mais 20 utentes.

Belmiro Vilela, provedor da Misericórdia de Murça, explicou ao Nosso Jornal que o projecto conta com um orçamento de 1,7 milhões de euros, contemplando obras no edifício, contíguo à actual UCC, bem como todo o equipamento, e poderá ser comparticipado em cerca de 750 mil euros.

“O projecto foi apresentado no final de Outubro e ainda não foi aprovado”, revelou o mesmo responsável mostrando-se, no entanto, confiante tendo em conta as necessidades existentes no distrito ao nível dos cuidados continuados.

Em funcionamento há cerca de dois anos, a UCC da Santa Casa de Murça disponibiliza 20 camas de longa duração e 25 de média, incluindo serviços de fisioterapia, reabilitação e manutenção, que regista uma taxa de ocupação de 100 por cento.

De recordar que, para além das 45 camas murcenses, actualmente já estão em funcionamento as unidades de Sabrosa, Ribeira de Pena, Vila Real, Alijó, Régua e Vila Pouca de Aguiar, ou seja, um total de 192 lugares na rede de Cuidados Continuados do distrito (80 em média duração, 84 em longa duração e 28 em convalescença).

Apesar de os números ultrapassarem as expectativas, “ainda são muitas as necessidades ao nível dos Cuidados continuados no distrito”, considerou Belmiro Vilela revelando, ainda que, a concretizar-se, a extensão da actual Unidade vai criar mais 13 postos de trabalho.

As confecções Breia laboraram durante 15 anos, no entanto há mais de dois anos que acabaram por encerrar definitivamente as suas portas, colocando um ponto final a 35 postos de trabalho.

-PUB-


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO