Sábado, 2 de Julho de 2022

Antigos alunos celebraram os 90 anos do Colégio da Boavista

O ambiente foi de partilha e comemoração na festa dos 90 anos do Colégio da Boavista, uma das instituições de ensino mais antigas da cidade de Vila Real. No sábado, antigos alunos reuniram-se para relembrar histórias e bons momentos vividos na instituição

Fundado em 1927, o Colégio da Boavista, em Vila Real, foi desde a sua fundação e até finais do século XX, um colégio com internato, onde gerações e gerações de alunos de toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro nele encontraram a possibilidade de prosseguir os seus estudos e ambicionar um futuro com dignidade. 

Ao celebrar 90 anos de existência, antigos alunos, professores e colaboradores reuniram-se para um longo dia de convívio. “Foi um encontro de alegria contagiante. Alguns alunos já não se viam há mais de 20 ou 30 anos e, percorrer com eles os espaços do colégio é revisitar histórias aqui passadas, anualmente – estas histórias ressurgem adicionadas a novas narrativas”, referia o diretor do Colégio, António José Gaspar, à frente dos destinos do Colégio nestes últimos 40 anos.

Foi, aliás, sob a sua liderança que o Colégio da Boavista sofreu uma verdadeira revolução, com a construção das novas e modernas instalações, um processo que culminou em 1993, com a inauguração do atual edifício do colégio. O rigor, a excelência e o profissionalismo, são os alicerces que a escola assume, no passado como agora. António José Gaspar defende “uma escola que motiva e valoriza o esforço dos alunos, que os desafia a trabalhar e estudar com afinco e alegria, num ambiente harmonioso, seguro e saudável, onde pais e professores constituem uma equipa.

Nos sucessivos rankings nacionais, o Colégio da Boavista surge, invariavelmente, como a escola mais bem classificada na cidade de Vila Real e em toda a região do Douro e Trás-os-Montes. Os resultados expressam o prestígio e o reconhecimento do trabalho de décadas desenvolvido nesta instituição de ensino que leciona desde o 1º ao 12º anos. 

O respeito, a honestidade e a alegria são ainda valores que definem o projeto educativo do Colégio da Boavista. O tempo é de novos desafios, mas a escola de qualidade e a manutenção deste projeto singular é um património da comunidade que esta instituição está empenhada em preservar.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.