Os escritórios da antiga empresa Milnorte, perto da Barragem de Bagaúste, freguesia de Canelas do Douro, situados na saída da estrada para Covelinhas, foram destruídos, por actos de vandalismo. Desconhecidos terão arrombado a porta e entrado nas instalações, encerradas, já, há muitos anos. Depois, sucederam-se pilhagens a que nem as louças sanitárias escaparam. Móveis partidos, documentos de contabilidade espalhados pelo chão, as partes laterais do pré-fabricado em madeira arrancadas e janelas partidas.
Os escritórios desta empresa que laborou, durante os anos setenta, na extracção do silício, estão numa situação de abandono e os espaços são, agora, antro de marginalidade, como se facilmente se constata, no local.
O facto de não haver iluminação tem facilitado o contínuo vandalismo das instalações. Se, há poucos meses, foi “expurgado” de Bagaúste um dos elementos mais agressivos (a fábrica de silício) da paisagem duriense, também não ficaria mal que estes autênticos barracos desaparecessem do local.
A iniciativa “Douro Limpo” poderá ter uma palavra a dizer.
Jmcardoso