Terça-feira, 25 de Março de 2025
No menu items!

APAV apoiou 16 mil vítimas em 2024

Perto de completar 35 anos de existência, dos quais 29 com delegação em Vila Real, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registou, em 2024, mais de 105 mil atendimentos, quase 10 mil a mais que em 2023, sendo a violência doméstica o crime com mais incidência

-PUB-

Criada a 25 de junho de 1990, a APAV tem como objetivo informar, proteger e apoiar as vítimas de crime ou violência. Desde a sua criação, “muita coisa mudou”, admite Elisa Brites, presidente da APAV Vila Real, desde logo a legislação que “foi evoluindo” de acordo com as necessidades.

No caso da violência doméstica “que é, a nível nacional, o crime com maior incidência e mais sinalizado, o facto de ser, desde 2000, um crime de natureza pública é uma mais-valia. A ideia foi criar uma maior consciência junto das pessoas para que percebam que não podemos ficar indiferentes a este tipo de situações que, muitas vezes, se passam ao nosso lado e com pessoas que conhecemos”, afirma Elisa Brites, reforçando que “sendo um crime de natureza pública, qualquer pessoa pode fazer queixa”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS