Além de cursos científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias, Ciências Sócio-Económicas e Línguas e Humanidades, a escola vai abrir seis cursos profissionais: Manutenção Industrial, Instalações Elétricas, Comércio, Massagem de Estética e Bem-Estar, Multimédia e Instrumentista de Sopro e Precursão. Herdeira da antiga escola industrial, a oferta nesta área tem vindo a aumentar.
“Tentamos apostar nas áreas que têm mercado de trabalho na região e necessidades de formação profissional dos jovens de forma qualificada, mas também dar-lhes a certificação necessária para continuarem os estudos no ensino superior, se pretenderem”, afirma Gil Alvor, diretor do Agrupamento de Escolas, que conta atualmente com cerca de 2.000 alunos, um número que tem vindo a aumentar ligeiramente. “Os alunos estrangeiros que temos recebido têm permitido contrariar a diminuição dos alunos de nacionalidade portuguesa”, sendo atualmente 200 os jovens de outros países.
O protocolo com a Academia de Artes de Chaves possibilita a formação das turmas de ensino articulado, do 5.º ao 9.º ano. No segundo ciclo, os alunos têm a opção de complemento à educação artística e no 3.º ciclo, as disciplinas de opção são educação tecnológica, educação musical e teatro.
Constituído por sete escolas (a escola sede, a Nadir Afonso, o centro escolar Santa Cruz Trindade, e as escolas de Bustelo, Vila Verde da Raia, Mairos e Santo Estêvão), o projeto educativo do Agrupamento passa pela formação do aluno de forma integral e que “dê resposta ao perfil dos jovens à saída da escolaridade obrigatória, quer na parte científica, linguística ou artística”.
Assim, além das ofertas curriculares, os alunos têm outras atividades disponíveis, como robótica, o coro infanto-juvenil e ciências experimentais desde o primeiro ciclo, clubes de ciência viva no 2.º ciclo e secundário, Centro de Recursos de Atividades Laboratoriais Móveis e a rádio escola. “São áreas que não estão formalmente definidas nos currículos, mas que fazemos questão de reforçar com professores especializados e que permitem uma formação do aluno mais completa”. Para esse fim, o desporto escolar também tem um forte peso, com possibilidade de os alunos praticarem 10 modalidades, para “dar resposta às várias preferências”.
Acompanhar os alunos, desde cedo, de forma muito próxima com as famílias, “no sentido de saber as necessidades, apoio e orientação que eles necessitam” é uma prioridade. “Acreditamos que é muito importante para o sucesso dos alunos”, salienta ainda o diretor, promovendo uma gestão emocional e mental, com um terapeuta da fala e psicólogos.