Quinta-feira, 29 de Julho de 2021
©DR

Apresentação da obra “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI”

A obra “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” vai ser apresentada hoje, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, Diocese de Bragança-Miranda

-PUB-

O número nove da coleção “Património a Norte” vai ser apresentado por Francisco José Lopes e conta com a presença da diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e do presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves.

“Pintura mural: a raia transmontana no século XVI”, de Joaquim Inácio Caetano, identifica, descreve e carateriza – formal e tecnicamente – 35 dos principais núcleos de pintura mural do nordeste de Portugal.

Distribuídos por quatro concelhos (Miranda do Douro, Mogadouro, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo), com paralelos formais e estilísticos na “raia” espanhola, o leitor é levado a conhecer os locais, as técnicas, as “oficinas”, a estética, a simbologia e o imaginário associado a este fenómeno cultural, artístico, religioso e popular tão marcante da “raia” transmontana de século XVI, constituindo-se hoje “como uma das maiores heranças culturais comuns entre Portugal e Espanha”, revela um comunicado enviado às redações. 

A publicação é enriquecida com a disponibilização de vários conteúdos multimédia, pelo que a presente revista inclui a oferta de óculos de realidade virtual, visando otimizar a experiência dos leitores.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.