O jogo que vai opor as duas selecções marca a estreia do moderno Centro Multiusos de Lamego como palco de grandes competições desportivas, um equipamento que também está apetrechado para acolher eventos culturais e de lazer, bem como iniciativas de apoio às actividades empresariais e de promoção de produtos locais e regionais.
Durante a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a autarquia de Lamego e a Federação de Andebol de Portugal (FAP), Francisco Lopes enfatizou que este jogo de qualificação de acesso ao Campeonato do Mundo é “uma oportunidade de dar visibilidade a uma modalidade muito praticada no concelho, através do Andebol Clube de Lamego, um dos nossos maiores clubes”. As entidades organizadoras esperam agora que cerca de 1500 pessoas assistam a este encontro que deverão desembolsar 2€ cada uma e, desta forma, também terem direito à oferta de uma t-shirt comemorativa deste dia desportivo.
Na preparação para o embate de 4 de Janeiro, a selecção lusa permanecerá quatro dias na cidade de Lamego, durante os quais deverá realizar treinos abertos ao público e fazer visitas a diversos estabelecimentos de ensino. Esta partida é a primeira de um conjunto de quatro que a selecção das quinas disputa com o objectivo de garantir a presença no 23º Campeonato do Mundo de Andebol que decorrerá em Espanha. Para além de Portugal e da Turquia, a Ucrânia também integra este grupo.