Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022

Areal do Codessais volta a receber o espetáculo do “Tribol”

Três modalidades, 16 equipas e muita animação vão marcar o próximo fim de semana com a realização, nos dias 5 e 6, no areal do Complexo do Codessais, de mais uma edição do torneio “Tribol Cidade de Vila Real/Sernor Caixilharias”.

-PUB-

“O torneio começa a ser uma marca na cidade e na região Norte”, explicou Adriano Tavares, da organização do evento desportivo que, mais uma vez, não teve dificuldade em ver preenchidas, antes da data limite, as inscrições para as 16 equipas que vão disputar os jogos de andebol, futebol e voleibol.

De recordar que, o evento nasceu da vontade da Associação de Andebol de Vila Real de realizar um torneio de andebol de praia na cidade. “Do receio de recetividade do mesmo, apareceu a ideia de juntar mais modalidades, para cativar interessados”. “Essa provou ser uma boa aposta”, revelou Adriano Tavares, explicando que, mais uma vez, vários interessados tiveram que ficar de fora devido ao limite máximo de 16 equipas.

Com cada equipa a contar com seis elementos, a estrutura do torneio obriga assim a que todos os jogadores de cada equipa disputem os vários jogos, não havendo por isso a especialização em apenas uma modalidade.

Sobre os inscritos, a organização sublinha como novidade a participação de uma equipa só de mulheres. “Já havia participação feminina em várias equipas, mas este ano vamos ter uma só de raparigas”, explicou.

No que diz respeito à possibilidade de, no futuro, o torneio abrir inscrições para um maior número de participantes, Adriano Tavares adianta que isso será possível caso sejam garantidas alterações nas condições do espaço físico, “que todos os anos tem vindo a ser melhorado”.

Além da emoção do desporto em si, este ano a organização decidiu apostar numa nova dinâmica quando se fala das atividades paralelas, uma aposta que tem como objetivo atrair ainda mais pessoas ao Codessais durante as provas. “Quisemos criar uma dinâmica de família. Enquanto os pais assistem aos jogos, os filhos podem participar noutras atividades paralelas como por exemplo os insufláveis ou as aulas de aeróbica”, sublinhou o responsável pela organização.

Rapel, slide, aulas de ginástica e até uma “TriParty” vão assim animar o Codessais durante dois dias, sendo que de sábado para domingo, com a realização da festa, a animação vai prolongar-se até às quatro da manhã, voltando as atividades a recomeçar às 9h00 do dia seguinte.

A edição deste ano do “Tribol” vai contar com três padrinhos, nomeadamente os vila-realenses Carlos Simão (atleta e treinador com vários títulos regionais e nacionais no Voleibol) e Paulo Alves (começou a carreira futebolística no Sport Clube de Vila Real passando depois por equipas como o Porto e o Sporting, desempenhando depois as funções de treinador em vários clubes e de selecionador das seleções jovens de Portugal), e ainda Jorge Rodrigues (campeão do mundo de andebol pela seleção nacional e o primeiro jogador português a jogar no estrangeiro, tendo sido ainda treinador de várias equipas e selecionador das seleções jovens de Portugal).

Rui Santos, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, sublinhou que a política do novo executivo, liderado pelo Partido Socialista, é “corrigir o que estava mal e dar continuidade ao que estava a ser bem feito”, daí a renovação do apoio da autarquia ao evento.

“É um evento de referência”, considerou o autarca, sublinhando a capacidade da organização em reunir apoios, patrocinadores e tornar o torneio “autossustentável”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.