A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 552 quilos de pescado e ordenou o encerramento de um entreposto frigorífico em Vila Real.
A entidade fiscalizadora informou, este sábado, que durante uma operação de fiscalização direcionada ao combate à economia paralela, no distrito de Vila Real, identificou um entreposto frigorífico, onde se procedia à armazenagem e manipulação de produtos de origem animal, sujeitos a temperaturas controladas, unidade que não possuía a devida autorização obrigatória e o respetivo Número de Controlo Veterinário (NCV), que é atribuído pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
Em consequência das irregularidades relativas a estes pré-requisito, necessários para que sejam cumpridas as normas de segurança alimentar, e após perícia realizada aos produtos, a ASAE apreendeu 552 quilos de pescado. “Os alimentos foram encaminhados para destruição, por falta de requisitos, em Unidade de Transformação de Subprodutos aprovada”, esclarece a autoridade em nota enviada à imprensa.
O valor total do peixe apreendido nesta operação, realizada através de Brigada de Indústrias da Unidade Regional do Norte, ascende a 2.200 euros.
A ASAE garante que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.