A construção das novas piscinas de Codessais foi o tema mais debatido na última Assembleia Municipal de Vila Real, realizada esta sexta-feira à noite. O empréstimo para a construção foi aprovado por maioria, com 29 votos a favor e sete contra.
Joana Rapazote explica o sentido de voto com o facto de “tendo em conta a taxa de juro atual, e não havendo perspetivas para que baixe dos 3% nos próximos anos, as piscinas não vão custar 14 nem 16 milhões, mas sim mais de 22 milhões de euros”, referindo, ainda, que “não foram avaliadas alternativas”.
Do lado do PSD, Hugo Afonso diz que o partido é “a favor do projeto e da obra”, mas não concorda com a forma de financiamento, motivo pelo qual votou contra o empréstimo.
“O contrato vai ser assinado na pior altura, com as taxas de juro elevadíssimas. Não fosse a falta de jeito e incompetência deste executivo para realizar obras, o processo teria sido fechado em 2021, quando a taxa de juro era de -0,5%”.
De realçar que a Assembleia começou com um minuto de silêncio em memória de Luís Correia, tesoureiro da União de Freguesias de São Tomé do Castelo e Justes, que perdeu a vida recentemente num acidente de carro.
NOTÍCIA DESENVOLVIDA NA EDIÇÃO DE 13 DE SETEMBRO