Este ano a modalidade ‘vencedora’ foi o voleibol, secção que arrecadou três prémios, nomeadamente, o de melhor equipa, melhor treinador e melhor atleta. “Este é o reconhecimento pelo trabalho que fizemos durante todo o ano”, sublinhou Nuno Fernandes, técnico da equipa de voleibol da UTAD, recordando que, tal como acontece nas outras equipas universitárias, “no voleibol não há profissionais”, por isso todos têm que “fazer um grande esforço pessoal e profissional para estar nos jogos e nos treinos”, tudo por amor a camisola.
Para além do prémio de melhor equipa e de melhor treinador (Nuno Fernandes), também foi um elemento da equipa de voleibol, Daniel Carvalho, a arrecadar o prémio de melhor atleta do ano na categoria do Desporto Universitário.
De recordar que a equipa de voleibol conquistou na época desportiva anterior a subida à segunda divisão nacional da modalidade, sendo de realçar que, já no próximo sábado, dia nove, na Nave de Desportos da UTAD, a equipa vai disputar o primeiro de três jogos que ditarão a manutenção. “São três finais”, frisou o treinador, deixando o apelo para que a população vila-realense se desloque até ao Pavilhão da UTAD para apoiar a equipa.
O Futsal e o Rugby estiveram também em destaque com a entrega do prémio de mérito desportivo a Paulo Duarte, Vítor Hugo Luís (campeões mundial de futsal universitário) e Luís Vaz (ex-atleta rugby AAUTAD). “Começamos com uma derrota mas depois correu bem”, recordou, ao Nosso Jornal, Vítor Hugo Luís que, apesar de reconhecer que começou a jogar por acaso, “para fugir às praxes”, com a camisola da Selecção Nacional Universitária de Futsal venceu, em Agosto do ano passado, na Eslovénia, o campeonato mundial da modalidade.
“O Rugby é uma forma de estar na vida”, garantiu Luís Vaz que depois de uma vida académica dedicada ao desporto e a modalidade, e de mais três anos de formação em Madrid, é hoje docente da academia transmontana.
Tiago Sá Carneiro, presidente da Associação Académica, lembrou que a época passada foi “difícil” graças a vários “problemas financeiros”, ainda assim, os atletas, mais uma vez, conseguiram deixar uma marca no desporto da região transmontana e a nível nacional.
Premiados:
Desporto Federado
Melhor Equipa: Voleibol Masculino
Melhor Seccionista: Hugo Laranjeira (Ginástica e Trampolins)
Melhor Treinador: Nuno Fernandes (Voleibol)
Melhor Atleta: Daniel Carvalho (Voleibol)
Desporto Universitário
Melhor Equipa: Futsal Masculino
Melhor Seccioniosta: Amadeu Fernandes (Ténis)
Melhor Treinador: Rute Carvalho (Futsal Feminino)
Melhor Atleta Masculino: Vítor Hugo Luís (Futsal Masculino)
Melhor Atleta Feminino: Lia Temudo (Ténis)
Prémio de Mérito desportivo:
Luís Vaz (Ex-atleta Rugby AAUTAD)
Vítor Hugo Luís (Campeão Mundial Universitário de Futsal de Selecções)
Paulo Duarte (Campeão Mundial Universitário de Futsal de Selecções)