Esta é uma das muitas actividades desta Associação de Solidariedade Social na área da assistência humanitária e social aos mais vulneráveis, tentando assim prevenir e “reparar” o sofrimento dos mais desfavorecidos e contribuir para a defesa da vida, saúde e dignidade humanas. Subsidiada pela Câmara Municipal de Chaves, a “Chaves Social” também presta apoio de emergência às famílias carenciadas, nomeadamente adquirindo géneros alimentares e efectuando pagamentos de contas fixas mensais (água, luz, gás, etc.), dinamiza dois centros de convívio (em Dadim e Casas de Monforte), apoia a população imigrante para potenciar os factores de inclusão, apoia a Delegação de Chaves da CVP na distribuição de géneros, do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC) e na aquisição e distribuição dos cabazes de Natal. De referir ainda que, no âmbito desta parceria, 2 senhoras carenciadas puderam ser consultadas e operadas, gratuitamente, às cataratas, no Hospital Narciso Ferreira em Riba D’Ave, tendo a Associação Chaves Social suportado as despesas com a deslocação.
Refira-se que, de forma a manter os seus registos actualizados, a Associação efectua constantemente o levantamento, por questionário, das necessidades das populações socialmente vulneráveis, com vista ao apoio social das mesmas e ao encaminhamento técnico.
A curto prazo, também é objectivo desta IPSS sem fins lucrativos dinamizar a sua sede – na rua Dr. Júlio Martins, na Madalena – através da implementação de serviços de apoio social, nomeadamente uma lavandaria, uma loja de conveniência e gabinetes de aconselhamento jurídico e de cuidados básicos de saúde.
Gabinete de mediação de conflitos
O Gabinete de Mediação de Conflitos é mais um serviço gratuito desenvolvido por esta Associação, em parceria com a Delegação de Chaves da Cruz Vermelha Portuguesa. Muitas são as vantagens deste serviço, disponível a todos os cidadãos que tenham interesse em resolver os seus conflitos, de qualquer natureza, sem recurso aos meios judiciais. O mediador orienta e facilita a comunicação entre as partes envolvidas, ajudando-as a saírem das suas posições e chegarem a uma solução. O atendimento é feito de acordo com marcação prévia.
Bolsa de voluntariado e associados
Outro dos objectivos da “Chaves Social” tem sido a procura de voluntários que pretendam dar um pouco do seu tempo a esta causa, fazendo o seu registo na Bolsa do Voluntariado da Associação. Um contributo fulcral e um desafio à participação cívica de todos no desenvolvimento dos projectos/actividades desta Associação, que tem como objectivo central reforçar o apoio a erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão social e a promoção do desenvolvimento social. Outra forma de ajudar a “Chaves Social” é associar–se, ficando somente obrigado ao pagamento de uma quota anual de 15 euros.