O projeto surgiu após jogadores e jogadoras das diversas seleções distritais terem solicitado planos de treino para este período de paragem devido à pandemia de Covid-19.
Foi então que surgiu o projeto "Treinos-aos-Montes", que conta com o apoio dos clubes filiados na AFVR.
“É muito tempo sem treinar e competir como normalmente o faziam e não queremos que as crianças e jovens percam a ligação com o futebol/futsal e com o treino”, explicou Carlos Soares, diretor técnico da AFVR.
Os clubes e jogadores inscritos vão receber no próximo domingo o primeiro plano de treino, sendo que cada escalão terá um palno feito à sua medida. O projeto abrange atletas de vários escalões, desde os petizes aos juniores.
“A ideia de fazer um plano por escalão é precisamente para diferenciar os conteúdos de acordo com as necessidades de cada faixa etária”, sublinhou Carlos Soares, acrescentando que “nos escalões mais baixos, ditos lúdicos ou informais, as tarefas vão incidir mais sobre a coordenação/literacia motora, trabalho e desafios técnicos e questões relacionadas com a velocidade de execução e de aceleração”.
A partir do escalão de iniciados “já há uma preocupação com o desenvolvimento de capacidades como a força, a resistência e a velocidade, havendo também preocupação com o desenvolvimento de aspetos técnicos, ou questões relacionadas com a tomada de decisão”.
Para os escalões de petizes, traquinas, benjamins e infantis haverá três treinos por semana, enquanto para iniciados, juvenis e juniores, serão quatro treinos por semana.
Aos domingos o gabinete técnico irá publicar num canal privado da rede social YouTube “os vídeos com os treinos para a semana seguinte”, sendo também enviados por correio eletrónico para clubes e atletas inscritos. A participação dos atletas pode acontecer através do clube, que pode enviar os planos de treino, ou através de inscrição diretamente junto da AFVR.
A Associação propõe ainda que, até ao final de cada semana, os atletas inscritos gravem um vídeo a realizarem o ‘desafio semanal’ para que cada clube possa partilhar nas suas redes sociais.