Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021

Associação de Futebol desafia os mais novos a manterem-se ativos

A Associação de Futebol  de Vila Real (AFVR) quer ajudar os atletas da formação do distrito a manterem e desenvolverem as suas capacidades com treinos em casa, atravé do projeto "Treino-aos-Montes". 

-PUB-

O projeto surgiu após jogadores e jogadoras das diversas seleções distritais terem solicitado planos de treino para este período de paragem devido à pandemia de Covid-19.

Foi então que surgiu o projeto "Treinos-aos-Montes", que conta com o apoio dos clubes filiados na AFVR. 

“É muito tempo sem treinar e competir como normalmente o faziam e não queremos que as crianças e jovens percam a ligação com o futebol/futsal e com o treino”, explicou Carlos Soares, diretor técnico da AFVR.

Os clubes e jogadores inscritos vão receber no próximo domingo o primeiro plano de treino, sendo que cada escalão terá um palno feito à sua medida. O projeto abrange atletas de vários escalões, desde os petizes aos juniores.

“A ideia de fazer um plano por escalão é precisamente para diferenciar os conteúdos de acordo com as necessidades de cada faixa etária”, sublinhou Carlos Soares, acrescentando que “nos escalões mais baixos, ditos lúdicos ou informais, as tarefas vão incidir mais sobre a coordenação/literacia motora, trabalho e desafios técnicos e questões relacionadas com a velocidade de execução e de aceleração”.

A partir do escalão de iniciados “já há uma preocupação com o desenvolvimento de capacidades como a força, a resistência e a velocidade, havendo também preocupação com o desenvolvimento de aspetos técnicos, ou questões relacionadas com a tomada de decisão”.

Para os escalões de petizes, traquinas, benjamins e infantis haverá três treinos por semana, enquanto para iniciados, juvenis e juniores, serão quatro treinos por semana.

Aos domingos o gabinete técnico irá publicar num canal privado da rede social YouTube “os vídeos com os treinos para a semana seguinte”, sendo também enviados por correio eletrónico para clubes e atletas inscritos. A participação dos atletas pode acontecer através do clube, que pode enviar os planos de treino, ou através de inscrição diretamente junto da AFVR.

A Associação propõe ainda que, até ao final de cada semana, os atletas inscritos gravem um vídeo a realizarem o ‘desafio semanal’ para que cada clube possa partilhar nas suas redes sociais.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.