Vila RealAté ao final do ano, utentes vão despedir-se dos contentores

Até ao final do ano, utentes vão despedir-se dos contentores

No início do próximo mês a Unidade de Saúde Familiar Fénix vai completar o seu primeiro ano de existência. Desde o início do processo de transformação do Centro de Saúde de Mateus, para que fosse possível a instalação da nova estrutura, que centenas de utentes são consultados em contentores. Uma realidade pouco confortável para os doentes, mas que, em breve, deverá fazer parte do passado, com a finalização das obras do edifício do Centro de Saúde.

A funcionar há mais de um ano em contentores, o serviço de consultas do Centro de Saúde de Mateus deverão, até ao final do ano, regressar ao seu edifício, de onde foram deslocados na sequência das obras de adaptação para a criação da Unidade de Saúde Familiar “Fénix”.

Apesar das obras finais ainda não estarem em curso, José Maria Andrade, coordenador da Sub-Região de Saúde de Vila Real, explicou que estas vão decorrer de forma rápida e simples, e que, deverão estar concluídas dentro de pouco tempo para voltar a receber as consultas do Centro de Saúde número 2.

O mesmo responsável referiu que o projecto de arquitectura está concluído, estando agora, a ser apreciado pelo Centro de Saúde e pela Unidade de Saúde Familiar, o que demorou mais tempo, devido ao estudo sobre a capacidade das estruturas já existentes, ou seja, tivemos que verificar “se aguentavam, ou não, mais carga”. “Havia necessidade de pôr pouca carga, porque o edifício não aguentaria mais, assim toda a obra vai ser construída em pladur para a estrutura ficar mais leve”, explicou.

Confrontado com a alegada falta de condições dos contentores, onde há mais de uma ano os utentes têm as suas consultas, José Maria Andrade garante que o espaço tem as condições mínimas de habitabilidade. “Não são as condições ideias, mas esta é uma situação transitória. E é nessa expectativa que temos que encarar a questão dos contentores”, defendeu.

O coordenador da Sub-Região de Saúde reconhece ainda que havia um problema de sonorização nos contentores, mas que este foi, desde logo, resolvido acrescentado mais um módulo para que o ruído deixasse de perturbar o funcionamento das consultas.

No dia 10 de Dezembro, a Unidade Familiar de Saúde “Fénix” vai completar o seu primeiro ano de existência, sendo de realçar que, dando resposta há às necessidades de 16 mil utentes, continua a ser única no distrito.

“Não há qualquer candidatura oficial, para já”, confirmou José Maria Andrade sobre a possibilidade de criação de outras estruturas do género no distrito.

-PUB-


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO