Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

Atletas vila-realenses partem para a China na segunda-feira

Daniel Lopes e Maria Miguéis Teixeira, atletas de Pentatlo Moderno, partem no dia 11 para os Jogos Olímpicos da Juventude, onde vão representar Portugal na “principal prova desportiva mundial para jovens atletas nascidos entre 1999 e 1996”.

-PUB-

Na sua segunda edição, os Jogos, que são organizados pelo Comité Olímpico Internacional e realizam-se de quatro em quatro anos, serão disputados este ano em Nanjing, e vão envolver 30 modalidades num total de mais de 3500 atletas.

Os dois jovens vila-realenses, do Clube de Natação Interior Norte (CNIN), são os dois atletas que vão defender as cores nacionais no que diz respeito ao Pentatlo Moderno, sendo que a comitiva portuguesa é composta por mais 19 elementos de várias modalidades.

Natural de Jorjais, freguesia de Mouçós, Daniel Filipe Lopes, de 18 anos, foi apurado para os Jogos Olímpicos entre os 24 participantes masculinos por Ranking, sendo o atual número 36 do mundo e considerado “Esperança Olímpica” pelo Comité Olímpico Português.

Segundo fonte do CNIN, o atleta é o “atual campeão Nacional Juniores A, classificou-se no último Mundial na 55ª posição (entre 96 atletas) e tem mais de 20 internacionalizações, obtendo vários prémios de destaque, como o segundo lugar do pódio no Olympic Hopes e 10º no Europeu Juvenil em 2012, entre outros”. É há dois anos atleta de Alto Rendimento (IPDJ) e Esperança Olímpica (COP).

Maria Miguéis Teixeira, de 14 anos, também natural de Vila Real, é “atleta Juvenil (Youth-B) que também compete no escalão acima de Junior-A (Youth-A)” e foi apurada para os Jogos Olímpicos entre as 24 participantes por Ranking, sendo o atual nº46 do Mundo.

“Atual campeã Nacional Juniores – A e Juvenis, classificou–se no último Mundial na 43ª posição entre 97 atletas. Tem mais de 10 internacionalizações, obtendo vários prémios de destaque como 8º Europeu Juvenis de 2013 e 7º individual em 2014. Na estafeta Mix foi 3ª classificada em 2014. Ao nível do Biatlo Moderno foi Vice-campeã da Europa em 2013 e 2014 e na versão de Triatlo Moderno é a atual Campeã da Europa. No final de 2013 ingressou no Alto Rendimento (IPDJ)”, adiantou o Clube de Natação.

De sublinhar que, a jovem “pratica natação e Pentatlo pelo CNIN, esgrima pelo ESA da Amadora e atletismo pelo Núcleo de Vila Real”, estando ainda a “iniciar a modalidade de hipismo em Coimbra”.

Entre os dias 30 julho e 4 de agosto disputou-se o Campeonato Europa de Pentatlo Moderno para o escalão Youth-B (juvenis), em Barcelona. Portugal foi representado pelos atletas José Saraiva (IND), João Valido e Guilherme Luís (EMDS), Maria Migueis (CNIN), Rafaela Almeida (PMP).

“Numa prova muito competitiva, Portugal bateu-se bem, perdendo somente por oito pontos para a Espanha, equipa com a atleta campeã da Europa individual, deixando para trás as grandes potências da modalidade. A Itália venceu categoricamente, uma equipa composta pela campeã Mundial de Juniores-A e campeã da Europa individual”, explicou o CNIN no balanço da prova.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.