Quinta-feira, 30 de Junho de 2022

Atribuídos equipamentos, no valor de 109 mil euros

Cerca de duas centenas de vila- -realenses com deficiência têm agora a sua vida mais facilitada, depois de, em 2006, terem sido contemplados com as “ajudas técnicas” da Segurança Social que envolveram um montante global de cerca de 109 mil euros. “Temos consciência de que há muitos cidadãos que precisam deste tipo de apoio e […]

Cerca de duas centenas de vila- -realenses com deficiência têm agora a sua vida mais facilitada, depois de, em 2006, terem sido contemplados com as “ajudas técnicas” da Segurança Social que envolveram um montante global de cerca de 109 mil euros.

“Temos consciência de que há muitos cidadãos que precisam deste tipo de apoio e que não acedem a ele por não terem conhecimento”, sublinhou Rui Santos, Coordenador do Centro Distrital de Segurança Social (CDSS) que, no dia 4, entregou, simbolicamente, alguns dos equipamentos adquiridos no âmbito do “Programa de Ajudas Técnicas para Pessoas com Deficiência”.

Segundo o mesmo responsável, o CDSS de Vila Real, no âmbito deste programa, disponibilizou verbas, no valor de 114.630 euros, tendo sido atribuída 95 por cento dessa dotação orçamental que foi distribuída por 193 pedidos.

“Para este financiamento, foram recebidos 196 pedidos, dos quais 193 obtiveram resposta positiva, tendo os restantes três sido rejeitados, por não se encontrarem conforme as disposições legais que regulam a atribuição”, sublinhou o Coordenador do Centro Distrital.

Dos 108.927 euros atribuídos, efectivamente, pela medida de apoio social, foi possível a aquisição de 64 cadeiras de rodas, 34 próteses dentárias e 28 camas articuladas.

Catarina Amélia é uma das beneficiadas pelo subsídio. Como explicou Ondina Ribeiro, mãe da jovem, “vem facilitar muito” a vida da menina, de 13 anos, a qual sofre de paralisia cerebral.

“Foi atribuída, à Catarina, um cadeira de transporte que, por ser mais leve e de mais fácil articulação, vem facilitar muito a nossa vida”, referiu Ondina Ribeiro, explicando que, com a nova cadeira, conseguirá transportar, sozinha, a sua filha, o que vem permitir a melhoria da qualidade de vida de ambas.

Rui Santos explicou que a entrega simbólica de alguns dos equipamentos atribuídos teve como objectivo, para além de garantir “a transparência e rigor do trabalho desenvolvido”, divulgar estes apoios, de modo a que “seja possível fazê-los chegar a quem, realmente, precisa”.

O CDSS divulgou que, em 2006, atribuiu apoios financeiros extraordinários, no valor total de 483.850 euros, a 17 Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito, um investimento destinado a “suportar o pagamento de diversas despesas relacionadas com a construção ou remodelação de equipamentos sociais, aquisição de viaturas adaptadas, equipamentos específicos, reforço de pessoal técnico especializado e sistemas de segurança”.

Rui Santos contabilizou que, no ano passado, foram efectuados “vinte novos acordos de cooperação com o CDSS”, o que significa, na prática, o apoio a mais 358 utentes, num investimento de mais de 242.3500 euros, “representando quase o dobro”.

“Em 2006, as verbas envolvidas em acordos de cooperação atingiram já mais de 30 milhões de euros, traduzidos no apoio a 11.437 utentes e 330 respostas sociais contratualizadas”, concluiu o Coordenador da Segurança Social vila-realense.

 

Maria Meireles

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.