Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021

Auchan apresenta rótulo que mede qualidade nutricional dos alimentos

De acordo com a empresa, a Nutri-Score vem “aumentar transparência”

-PUB-

A Auchan Retail Portugal está a adotar em todos os produtos de marca própria o Nutri-Score, um sistema de rotulagem que avalia e torna visível o equilíbrio nutricional dos alimentos. Este sistema pretende contribuir para que os portugueses tomem decisões conscientes sobre a sua alimentação.

O Nutri-Score é um sistema gráfico simples, fácil de ler e de entender, que classifica os alimentos numa escala de A a E, cada uma com uma cor diferente, do verde ao vermelho. Para estabelecer a categoria, são considerados em cada alimento os ingredientes a privilegiar, como fibras, proteínas, frutas e legumes, e os que se devem limitar: gorduras saturadas, açúcares e sal.

Na categoria A, encontram-se alimentos como água, e legumes e peixe congelados. No outro extremo da escala, são classificados com E alimentos como queijos gordos, enchidos ou bolos mais doces ou calóricos. A indicação é a de que os consumidores devem ingeri-los com moderação.

Rui Oliveira, diretor de Marca Própria da Auchan Retail Portugal, sublinha que com a multiplicidade de produtos e rótulos que existem, “quisemos aumentar a transparência para os nossos consumidores e, por isso, resolvemos adotar o Nutri-Score, sistema de classificação nutricional, com robusta evidência científica, que reúne um apoio alargado, desde autoridades de saúde a largos segmentos da indústria e distribuição, bem como das associações de consumidores”. 

Acrescenta que “será mais fácil para as pessoas obter informação sobre os alimentos que vão comer e tomarem opções mais saudáveis. Por outro lado, para os profissionais de saúde também será mais fácil fazer recomendações, porque têm acesso a informação uniformizada. Esperamos, até meados de 2020, ter nas nossas lojas mais de 2000 referências com o Nutri-Score”.

Neste momento já está disponível para todos os produtos de marca própria na plataforma online da Auchan Portugal e está a ser gradualmente adicionado a todas as embalagens físicas dos produtos desta mesma marca.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.