Ao que apuramos, o autarca foi colhido quando estava a retirar um triângulo de sinalização de perigo na via, que tinha sido colocado devido à queda de uma viatura num terreno junto à Estrada Nacional”.
O acidente ocorreu mesmo em frente ao edifício da Junta de Freguesia e a poucos metros da sua habitação. A violência do embate projectou o corpo alguns metros na estrada, com o autarca a sofrer vários traumatismos na cabeça. Segundo José Pires, comandante dos Bombeiros de Sabrosa, “a vítima ficou de imediato inconsciente”, e os bombeiros levantaram o ferido e procederam à sua imobilização. Já a caminho do hospital de Vila Real, “os médicos da VMER induziram o ferido em coma e ventilaram-no”. O edil deu entrada na Urgência do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro em estado crítico, sendo posteriormente transportado pelo helicóptero do INEM para o Hospital de Santo António, no Porto. Até ao fecho desta edição, o prognóstico era reservado.
Este acidente com Manuel Coelho motivou muita preocupação nos familiares, amigos e na população de S. Lourenço de Ribapinhão. A GNR de Sabrosa tomou conta da ocorrência.