Decorreu no Teatro Auditório Municipal de Alijó, no dia 27 de Junho, uma reunião desconcentrada do Conselho Executivo da CIMDouro, bem como uma reunião da Assembleia Intermunicipal daquela comunidade.
A reunião do Conselho Executivo teve lugar da parte da manhã e tratou de diversos assuntos com destaque para as candidaturas da CIMDouro. Foi informado aos presentes que esta CIM é a segunda a nível nacional com a melhor execução dos projetos candidatados, o que vai permitir aos municípios e à CIMDouro entrarem na Bolsa de Mérito e poderem-se candidatar a novos projetos.
Foram ainda informados que os concursos sobre a eficiência energética, tendo em vista a diminuição substancial da factura energética paga pelos municípios e a aquisição de equipamento para episódios de neve foram apresentados às entidades competentes e esperam uma boa conclusão.
A reunião da Assembleia Intermunicipal realizou-se da parte da tarde e foi apresentando aos membros da Assembleia informação sobre as actividades mais relevantes da CIMDouro.
Nesta reunião, o presidente do Conselho Executivo, Artur Cascarejo, informou os presentes sobre as iniciativas de simplificação autárquica (Simplex autárquico) terem passado para o Programa Operacional Fatores de Competitividade. Informou também sobre os projetos apresentados em 2011, em colaboração com os municípios, nomeadamente para a aquisição de equipamentos de proteção civil e de eficiência energética.
Comunicou que a CIMDouro integra as Comissões de Acompanhamento do Projeto Rota do Património do Vale do Douro e como representante dos municípios nas atividades da Rede de Empreendedorismo do Douro e no Pacto para a Empregabilidade no Douro.
Manifestou ainda a sua preocupação com a manutenção da Linha do Douro e do Corgo, bem como na tentativa de resolução do problema criado com a caracterização da Região Demarcada do Douro como Zona Especial de Protecção do Alto Douro Vinhateiro.