Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021

Autarquia anuncia medidas preventivas em funerais

Após a dissolução do estado de emergência e na sequência da situação de calamidade, no âmbito da pandemia epidemiológica de Covid-19, o presidente da Câmara de Ribeira de Pena determinou um conjunto de medidas relativamente à realização de funerais.

-PUB-

Em comunicado, a autarquia revela que “deverá ser registado os nomes e contactos das pessoas presentes no funeral, por forma a permitir, em caso de necessidade, um fácil e rápido contacto pelas autoridades de saúde”.

Fica “proibida a aglomeração de pessoas, devendo ser garantido o distanciamento social mínimo de dois metros entre pessoas, que apenas deverão permanecer no local pelo tempo estritamente necessário”.

Além disso, é fixado, para além da presença de cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, aparentes ou afins, o “limite máximo de 10 pessoas, excluindo os trabalhadores da agência funerária e do município, que deverão ser no número mínimo e estritamente necessário para a realização dos procedimentos habituais”.

Por último, a urna deverá manter-se permanentemente fechada.

Recomenda-se, ainda, que as pessoas dos grupos mais vulneráveis não participem nos funerais. Mantêm-se também as recomendações de higiene das mãos e “etiqueta respiratória”.

Estas medidas têm como objetivos controlar os fatores de disseminação e contágio nas famílias e garantir a proteção da saúde pública durante as cerimónias fúnebres.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.