Em parceria com a Resinorte, estão já a ser instalados equipamentos que permitem à população separar e reciclar os resíduos.
A preocupação com a adoção de novas políticas na área ambiental, a fim de reduzir os danos causados leva a que o Executivo murcense esteja determinado em impulsionar a separação e a consequente reciclagem dos resíduos produzidos.
Entre outras iniciativas, o Município instalou um compactador monobloco para a deposição de papel e cartão, que irá permitir reduzir o volume dos resíduos a reciclar, sendo estes acondicionados num contentor fechado. Tal irá possibilitar o seu armazenamento e transporte de uma forma limpa, segura, económica e eficiente.
Ademais, serão colocadas várias “Eco Ilhas” por todo o concelho. As “Eco Ilhas” são compostas por contentores de 1.100 litros, com diversas cores, em função dos materiais a reciclar (azul para papel e cartão, amarelo para embalagens de plástico e metal, verde para o vidro). Pretendem completar a oferta dos ecopontos já instalados, aumentando as taxas de lixo reciclado no município.
Estão, também, previstas ações de sensibilização junto da população, de forma a fomentar a recolha seletiva de resíduos em todo o concelho, salvaguardando o meio-ambiente. Todas estas medidas inserem-se numa política de proximidade e de preservação do ambiente.
O município assume com “clareza a vontade de contribuir para a proteção do ambiente”.