O desenvolvimento e a partilha de ideais só são possíveis entre instituições que tenham em comum objectivos similares. Foi este espírito de colaboração que levou a Câmara Municipal de Lamego e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) a celebrarem um Convénio de Cooperação que visa o estabelecimento de uma parceria técnico-científica para a promoção de acções concretas. Este convénio vai promover, durante os próximos três anos, o desenvolvimento de iniciativas conjuntas nas áreas de Transportes e Mobilidade, Ordenamento do Território, Desenvolvimento Territorial e Sistemas de Informação Geográfica.
A assinatura deste protocolo de cooperação foi concretizada, nos Paços do Concelho, no dia 18, com a presença do Presidente da autarquia, Francisco Lopes, e do Reitor da UTAD, Armando Mascarenhas Ferreira, os quais se comprometeram a estabelecer, entre si, diversas formas de cooperação, para a prossecução dos objectivos definidos.
Como primeira acção concreta a realizar no âmbito da assinatura deste convénio, a Câmara Municipal de Lamego adjudicou à UTAD a elaboração do projecto de revisão do seu Plano Director Municipal (PDM). Caberá àquele estabelecimento de ensino orientar e coordenar os meios humanos e operacionais afectos à elaboração do futuro instrumento de planeamento/ ordenamento territorial do Município de Lamego. A proposta de revisão do PDM de Lamego deve estar concluída dentro de doze meses, representando um investimento global de 90 mil euros.
Entretanto, os domínios de colaboração estabelecidos entre a autarquia de Lamego e a UTAD contemplam um conjunto de áreas bastante abrangentes: a assessoria e cooperação técnica, a realização de projectos conjuntos, o apoio logístico e recursos humanos, a disponibilização de documentação e informação e o desenvolvimento das áreas de formação e especialização.