Depois de ser dotado com ecopontos, para recolha de materiais recicláveis (vidro, papel e cartão, pilhas, plástico e metal), a Empresa Municipal de Água e Resíduos de Vila Real vai dotar o concelho com um novo tipo de recipiente, destinado a recolher óleos alimentares de uso doméstico, os quais, lançados na rede pública de águas residuais, poluem o solo e a água.
Dando seguimento à política municipal de sustentabilidade ambiental, traçada, em particular, para a melhoria de todo o processo de reciclagem de resíduos, a Câmara Municipal de Vila Real, através da Empresa de Água e Resíduos de Vila Real (EMARVR), passa a oferecer um novo serviço, colocando ao dispor da população um “oleão”, para recolha de óleos alimentares de uso doméstico.
Depois do “vidrão”, do “papelão”, do “embalão” e do “pilhão”, segue-se o “oleão”, um contentor de politileno, utilizado na recolha de óleos alimentares domésticos que, quando lançados no meio ambiente ou nas redes públicas de águas residuais domésticas, podem provocar poluição do solo e da água, obstrução e entupimento dos colectores públicos, assim como problemas de funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s), entre outros.
Com a implementação desta medida, procura-se evitar práticas pouco amigas do ambiente e oferecer, aos munícipes, soluções mais ecológicas, uma vez que os óleos alimentares recolhidos podem ser utilizados como combustível, directamente em motores diesel ou reciclados para biodiesel.
Instalado nas oficinas da EMARVR, na Rua de Santa Iria, o “oleão” está disponível, nos horários de funcionamento da empresa, das 9 às 12.30 horas e das 14 às 17.30 horas, de Segunda a Sexta-feira.
Dada a importância deste novo serviço, está já a ser equacionada a possibilidade de serem instalados outros recipientes, em locais a definir.