Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022

Autarquia investe 700 mil euros na recuperação de três artérias da cidade

As Avenidas da Noruega e Rainha Santa Isabel e a Rua Dr. Domingos Campos foram consideradas, pela Câmara Municipal vila-realense, como prioridade, no “esforço de construção ou reabilitação da rede viária municipal, estando já aprovados e adjudicados os projectos de execução das três intervenções. Contando com um esforço financeiro de cerca de 700 mil euros, […]

-PUB-

As Avenidas da Noruega e Rainha Santa Isabel e a Rua Dr. Domingos Campos foram consideradas, pela Câmara Municipal vila-realense, como prioridade, no “esforço de construção ou reabilitação da rede viária municipal, estando já aprovados e adjudicados os projectos de execução das três intervenções.

Contando com um esforço financeiro de cerca de 700 mil euros, a Câmara Municipal de Vila Real vai proceder à requalificação das Avenidas da Noruega e Rainha Santa Isabel e da Rua Dr. Domingos Campos, estando previsto que os trabalhos tenham início “muito em breve”.

Relativamente à intervenção na Avenida da Noruega, mais exactamente entre o nó do Itinerário Principal Número 4 e a Rotunda de Lordelo), deverão ser gastos cerca de 260 mil euros e o prazo de execução é de 180 dias, a partir do início das obras.

“Sendo um arruamento que apresenta um forte fluxo rodoviário, localizado na freguesia de Lordelo, com um aumento de tráfego previsto com a abertura da nova Feira Municipal, o projecto de execução para a Requalificação da Avenida da Noruega prevê, para além da construção e remodelação de arruamentos, da execução do prolongamento da rede de abastecimento de água, desde a conduta do lado sul da Avenida até à zona da Rotunda de Lordelo, a substituição da rede de iluminação pública, assim como a colocação de alguns equipamentos de segurança e sinalização”, adiantou fonte da autarquia.

Apesar de a autarquia ainda não avançar com datas para o início das obras, Arlindo Campeão, Presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, congratulou-se com os planos municipais para a Avenida da Noruega, mas lembrou que as restantes vias da freguesia também precisam de outras intervenções: “A estrada está toda rebentada, apesar de ter levado um tapete novo, há pouco tempo”, adiantou, explicando que a situação deve-se “à abertura de valas para a construção da rede de gás que não foram recuperadas, como deveriam ter sido”.

“Para o prolongamento da rede de electricidade, até ao Centro de Oncologia, há mais de meio ano, a EDP retirou a placa que indicava o início da freguesia e nunca mais a repôs”, criticou o Presidente da Junta, sobre as intervenções que têm deixado as vias desta freguesia vila-realense num “estado lastimoso”.

O grande bolo do investimento desta fase de requalificação da rede viária vai para as obras da Avenida Rainha Santa Isabel e da rua Dr. Domingos Campos que exigirão um orçamento de cerca de 410 mil euros.

Considerados, pela autarquia, como “dois dos mais importantes arruamentos de acesso urbano, localizados, na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição”, as duas artérias contam com “fluxos pedonais e rodoviários intensos” e “irão ser objecto de uma intervenção que visa colmatar algumas das carências existentes, nomeadamente ao nível da falta de ordenamento do estacionamento, em determinados pontos. A intervenção prevê, também, para além de trabalhos de integração paisagística e lancis de separadores, a construção e reposição de muros e outras estruturas.

 

Maria Meireles

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.