Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2024
No menu items!

Autarquia investe na prevenção estrutural

O município de Murça viu recentemente aprovada uma candidatura que irá permitir um avultado investimento na área florestal para este ano, particularmente na rede de faixas de gestão de combustível. Estas ações integram um conjunto de iniciativas que visam prevenir e minimizar os efeitos dos incêndios florestais.

 

-PUB-

A medida a que a câmara se candidatou faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR 2020), tendo como objetivo a prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos. As ações a realizar irão centrar-se na beneficiação da rede viária nas redes primárias e secundárias de faixas de gestão de combustível. Serão alvo de melhoria áreas em Jou, Valongo de Milhais e Fiolhoso, Freguesias consideradas prioritárias.
A intervenção na rede primária é fundamental para a prevenção de incêndios florestais, uma vez que se trata de uma faixa de gestão de combustível, com uma largura não inferior a 125m, que funciona como um elemento estruturante, a fim de desempenhar um conjunto de funções assentes na defesa de pessoas, bens e do espaço florestal. 
Estas funções incluem a diminuição da superfície percorrida por grandes incêndios, permitindo e facilitando uma intervenção direta de combate ao fogo, a redução dos efeitos da passagem de incêndios, protegendo de forma passiva vias de comunicação, infraestruturas e equipamentos sociais, zonas edificadas e povoamentos florestais, e o isolamento de potenciais focos de ignição de incêndios.
A intervenção ocorrerá em áreas consideradas como de perigosidade de incêndio florestal muito alta, nos termos do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Município de Murça.  

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS