“Gostas de ajudar? Queres ser voluntário? Junta-te a nós e vem proporcionar mais conforto a quem precisa!”. Este é o repto que deixou a Câmara Municipal de Vila Real no lançamento da bolsa de voluntariado que terá como objetivo garantir às pessoas carenciadas “mais conforto habitacional”.
Criado no âmbito Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, o programa “Voluntariado em Ação” vai reunir um grupo de pessoas “que pretendam utilizar o seu tempo livre ao serviço dos outros”. “Nesta ação específica pretende-se que os voluntários apoiem famílias carenciadas proporcionando maior conforto habitacional, através da realização de pequenas obras”, explica a autarquia.
As pessoas interessadas em aderir à bolsa de voluntários deverão inscrever-se através do site da autarquia (www.cm-vilareal.com), onde encontrarão uma ficha de inscrição online.
“No que diz respeito ao apoio às pessoas, nós não paramos. Pode-nos faltar dinheiro para outras coisas, mas para o apoio à população, principalmente para os mais carenciados, ou seja, para aquilo que achamos que é mais importante, nunca faltará”, defendeu Manuel Martins, presidente da Câmara Municipal de Vila Real.
O autarca apelou aos cidadãos vila-realenses para que “acompanhem a autarquia nessa tarefa de ajudar quem mais precisa”, uma tarefa que “por vezes é gigantesca”.
Em relação a esta ação específica, Manuel Martins adianta que os voluntários serão chamados a dar a mão-de-obra na execução de pequenas obras nas habitações das famílias mais carenciadas, nomeadamente idosos que vivem sozinhos. “Estamos a falar da resolução de pequenos problemas eléctricos ou de canalização ou trabalhos de pintura, entre outras pequenas intervenções”, concluiu.
Para que o trabalho dos voluntários seja possível a autarquia fornecerá todos os materiais necessários.
De recordar que, no âmbito do Programa Câmara Amiga, a autarquia tem já em funcionamento a “Oficina Domiciliária”, um serviço que visa apoiar “todos os idosos detentores do Cartão Municipal do Idoso e munícipes com mobilidade reduzida, através da realização de pequenas reparações ao domicílio”. Para os idosos que possuem o Cartão Municipal e que usufruem de um rendimento inferior a 80 por cento do salário mínimo nacional, o serviço é totalmente gratuito, e os que têm rendimentos superiores pagam apenas o material.
Para assinalar o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo, a autarquia tem em curso um programa de atividades que inclui eventos de teatro, música, dança, convívio e desporto, sendo de sublinhar a publicação de um livro onde serão reunidos elementos da tradição e sabedoria popular (como receitas, ditados populares e crenças, entre outras) e a realização, em setembro, da Feira “Saberes e Sabores”, onde serão expostos os trabalhos feitos por idosos de todo o município.
No próximo dia 15, considerado o “Dia Internacional da Família”, a Câmara Municipal vai promover na Praça do Município a atividade física, levando os seniores e as crianças do concelho a praticarem várias modalidades desportivas.