Sábado, 4 de Fevereiro de 2023
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

Autarquia mantém tarifário de água e saneamento

Preços não vão acompanhar a taxa da inflação em 2023

-PUB-

O Município de Vila Pouca de Aguiar vai manter o preço da água e saneamento este ano. Em reunião de Câmara de 12 de janeiro, foi aprovada o despacho que determina que não serão aplicados os 5,8% do índice da inflação ao tarifário de abastecimento público de água, saneamento e serviços auxiliares para o ano de 2023.

Assim mantêm-se as tarifas em vigor até aqui. Segundo o Regulamento Municipal de Abastecimento de Água e de Drenagem de Águas Residuais do Município de Vila Pouca de Aguiar o valor das tarifas deveria ser automaticamente atualizado, anualmente, de acordo com o índice de inflação fixado pelo Governo, sendo que o coeficiente a aplicar para o ano de 2023 é de 5,8%. No entanto, a autarquia entendeu que “devido a circunstâncias excecionais”, esse aumento não é aplicado este ano.

“Considerando o aumento generalizado dos preços dos bens e serviços e consequente perda do poder de compra, na atual conjuntura, em que tudo aponta no sentido do agravamento do desemprego e das dificuldades sociais e económicas, é fundamental proteger as famílias, as instituições e as empresas, principalmente aquelas que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade”, reitera o presidente da câmara, Alberto Machado, no despacho ontem aprovado.

O executivo considera que “em tempos de dificuldade a câmara tem que assegurar o apoio às pessoas ao não aplicar o aumento previsto superior a 5% de acordo com a inflação”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.