Além de uma abordagem sobre as práticas quotidianas de gestão do mercado municipal, com vista à redução dos impactes ambientais relacionados com esta atividade, a iniciativa teve também um cariz social. “Será criado um “Cabaz Social”, com o encaminhamento dos produtos hortícolas sobrantes, aptos para consumo, para instituições de solidariedade social, evitando assim o desperdício alimentar”.
Serão ainda promovidas ações de sensibilização e educação ambiental e de promoção dos produtos locais, destinadas a clientes, mas também aos 180 produtores que semanalmente ali comercializam os seus produtos, bem como distribuídos sacos reutilizáveis, produzidos a partir de materiais sustentáveis e recicláveis, para distribuição aos clientes habituais.
Orçada em perto de 50 mil euros, com uma taxa de cofinanciamento a 90%, a iniciativa integra o plano de dinamização do Mercado Local de Produtores, no âmbito de uma candidatura ao “Fundo Ambiental”.
INTERVENÇÕES PARA MAIS CONFORTO E SEGURANÇA
As intervenções que foram levadas a cabo no mercado vêm dotar o local de uma maior autonomia, maior conforto e segurança, potenciando a sua utilização de forma menos descontinuada e conferindo-lhe maior atratividade. Uma empreitada orçada em perto de 156 mil euros, com uma taxa de cofinanciamento de 50%.
Esta ação pretende contribuir para a geração de um quadro de desenvolvimento sustentável, que associa tradição e inovação, num espaço vocacionado para a venda direta das produções locais ao consumidor, numa perspetiva que conjugue fidelização e satisfação dos consumidores.
A candidatura à Medida 10 do LEADER, no âmbito da Operação 10.2.1.4, “Cadeias curtas e mercados locais”, que o Município viu aprovada, permitiu dotar este espaço de instalações sanitárias independentes, gradeamento e cobertura integral, bem como o reforço da imagem e meios informativos.